Junte-se a 132.515 pessoas

Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos

Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Cobrança
  2. 2012-02-07
  3.  Assinar via e-mail
Olá, Boa tarde! Estou efetuando cobranças por telefone, e tenho uma dificuldade em ser mais objetiva. Como posso estar solucionando esta dificuldade. Aguardo retorno! Eduarda
Resposta Aceita Pending Moderation
Boa tarde, Eduarda! Isso dependerá da Política de Cobrança de sua empresa e qual é o significado de cada cliente dentro da sua carteira. Eu oriento a minha equipe a sempre iniciar confirmando os dados da dívida, como por exemplo, vencimento, número de NF, duplicata. Depois, informar que consta em aberto em nossos registros e se há uma previsão de pagamento. A partir daí é escutar o que o cliente tem a dizer para continuar a negociação, mas lembrando, oriente-se primeiramente com a Política de Cobrança de sua empresa e a Cultura Organizacional.
  1. 2012-02-09
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Minha opinião é a seguinte: Ao ligar para o cliente fale as seguintes palavras - "após o processamento das baixas dos recebíveis, consta no sistema um titulo em aberto". E sempre no final peça para o cliente passar o comprovante, se ele efetuou o pagamento.
  1. 2012-02-09
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Eduarda, A solução para você, é você ter um script de cobrança. (passo a passo) ex.: Após confirmar se a pessoa com quem está falando é a responsável por pagamentos: 1º se identificar (meu nome é fulano da empresa tal) 2º o motivo do meu contato é que consta em aberto titulo "X" no valor "y" vencido na data "zz de zzzzz". 3º Gostaria de saber qual sua previsão de pagamento. 4º Ouve o cliente e de acordo com a resposta dele, você propõem o que for melhor para ambos. (boleto, cheque, parcelamento, quanto mais próxima a previsão de pagamento maior o desconto a oferecer o cliente, etc). 5º Agradece pela atenção (boa tarde, boa noite, bom dia). 6º Confirmado a previsão você agenda em seu sistema e liga novamente no dia agendado apenas confirmando a negociação (é muito útil essa confirmação, tem um retorno bom). Espero ter ajudado, Renato Silva.
  1. 2012-02-16
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Eduarda, Sua abordagem depende da carteira que está cobrando, e qual o risco da parcela estar em aberto no seu sistema e o cliente já tenha realizado o pagamento. Caso tenha certeza de que a parcela esta em aberto, você deve analisar a faixa de atraso, em seguida analisar os históricos anteriores, a partir dai realizar sua abordagem. Costumo dizer que cada faixa de atraso te um modelo de abordagem. Reginaldo Lopes
  1. 2012-04-19
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Em caso de financiamento de veículos, sempre confirmar a posse do bem e endereço.
  1. 2012-05-07
  2. Cobrança
  • Página :
  • 1

Envie sua Resposta

Voltar ao Topo