Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

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Olá, Boa tarde!

Estou efetuando cobranças por telefone, e tenho uma dificuldade em ser mais objetiva.

Como posso estar solucionando esta dificuldade.

Aguardo retorno!

Eduarda

Respostas (5)

Em caso de financiamento de veículos, sempre confirmar a posse do bem e endereço.
Eduarda,

Sua abordagem depende da carteira que está cobrando, e qual o risco da parcela estar em aberto no seu sistema e o cliente já tenha realizado o pagamento. Caso tenha certeza de que a parcela esta em aberto, você deve analisar a faixa de atraso, em seguida analisar os históricos anteriores, a partir dai realizar sua abordagem. Costumo dizer que cada faixa de atraso te um modelo de abordagem.

Reginaldo Lopes
Eduarda,

A solução para você, é você ter um script de cobrança. (passo a passo)

ex.:

Após confirmar se a pessoa com quem está falando é a responsável por pagamentos:

1º se identificar (meu nome é fulano da empresa tal)

2º o motivo do meu contato é que consta em aberto titulo "X" no valor "y" vencido na data "zz de zzzzz".

3º Gostaria de saber qual sua previsão de pagamento.

4º Ouve o cliente e de acordo com a resposta dele, você propõem o que for melhor para ambos. (boleto, cheque, parcelamento, quanto mais próxima a previsão de pagamento maior o desconto a oferecer o cliente, etc).

5º Agradece pela atenção (boa tarde, boa noite, bom dia).

6º Confirmado a previsão você agenda em seu sistema e liga novamente no dia agendado apenas confirmando a negociação (é muito útil essa confirmação, tem um retorno bom).

Espero ter ajudado,

Renato Silva.
Minha opinião é a seguinte:
Ao ligar para o cliente fale as seguintes palavras - "após o processamento das baixas dos recebíveis, consta no sistema um titulo em aberto".
E sempre no final peça para o cliente passar o comprovante, se ele efetuou o pagamento.
Boa tarde, Eduarda!

Isso dependerá da Política de Cobrança de sua empresa e qual é o significado de cada cliente dentro da sua carteira.

Eu oriento a minha equipe a sempre iniciar confirmando os dados da dívida, como por exemplo, vencimento, número de NF, duplicata.

Depois, informar que consta em aberto em nossos registros e se há uma previsão de pagamento. A partir daí é escutar o que o cliente tem a dizer para continuar a negociação, mas lembrando, oriente-se primeiramente com a Política de Cobrança de sua empresa e a Cultura Organizacional.

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