Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Até quando compensa cobrar um cheque de valor baixo, digamos R$ 20,00, R$ 30,00. Valores que podem ser pagos em postos de gasolina, taxi, uma pizza, etc... E o pior, se for de outro estado?

Respostas (4)

Olá!

Com certeza se você iniciou agora, saiba que é iniciando com este tipo de cobrança q você irá crescer no mercado competitivo.
Sou um recente proprietário de um escritório de cobrança em Brasília. Tenho uma vasta experiência na Alienação Fiduciária.
Mas, o escritório que eu montei iniciou há pouco tempo. Tenho apenas carteiras de cobrança de cheques.
A minha pergunta e a seguinte:Vale a pena efetuar cobrança amigável de cheques com mais de 1 ano de emissão?
Cobrar judicialmente? Descarte, pois teria de cobrar cheque por cheque, uma vez que são de diversos emitentes e os custos que gastaria com os mesmos não compensaria de forma alguma.
Cheque é um dos piores documentos para se cobrar, não se tem um bom cadastro do cliente e quem já está no CCF, SERASA ou SPC jamais se importará com os mesmos.
O que se pode fazer é incluí-los no SPC, SERASA e ver se alguma empresa de cobrança aceita cheques de valores tão baixos.
O que se pode fazer ainda com relação ao recebimento de cheques é melhorar o processo de sua aceitação, consultado SPC e SERASA antes de recebê-los e mesmo assim o risco é grande e é por isso que a grande maioria dos comerciantes, aos poucos, vem recusando o recebimento de cheques.

João Bosco
O valor pode ser pouco, mas, quando juntamos todos a quantia fica maior. Penso que se a pessoa deve tem que pagar. Seja em forma de parcelas ou mesmo judicialmente.

Abraços!

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.