Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Posso protestar novamente o cheque apos os 5 anos?

Respostas (3)

Além de não poder, não deve nem vale a pena. Não é?
Imagine só, um cara que não te pagou em 5 anos, vai te pagar em mais 5?
Conforme MNI do Banco Central o cheque prescreve em 180 dias após a data de sua emissão, ou seja, se você não recebeu em 5 anos esqueça. Porque, provavelmente, esse documento já não tenha mais valor.
O prazo de 180 dias com relação ao cheque diz somente à sua apresentação para compensação. Isto não impede você de fazer qualquer tipo de cobrança.
Não existe prazo para protestar um cheque, pois não cabe ao cartório verificar o prazo está correto ou não, então ele simplesmente faz o protesto.
No entanto, nenhum documento pode ser protestado duas vezes, independente do período e infelizmente, após 05 anos, este protesto não constará mais em nenhum órgão de proteção ao crédito (SERASA, SPC etc...)
Existem outras maneiras de se cobrar um cheque, entre elas por enriquecimento ilícito, o famoso estelionato.Só que é uma ação complicada, é preciso ter todos os fatos ao seu favor e todos os documentos que comprovam a ma fé do emitente.
Por isso o motivo de muitos não aceitarem cheque, em muitas situações é o pior documento para se cobrar.

João Bosco

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.