Atualizado em 04 Março 2023

Use medidas preventivas de cobrança

Dr. Denis Siqueira
DR. DENIS SIQUEIRA

CreditoeCobranca.com

Siga nas redes sociais

Use medidas preventivas de cobrança

A dica 16 da nossa série de 30 dicas é sobre a cobrança preventiva.

Quando se fala em cobrança, muitas vezes pensamos somente em medidas corretivas, como enviar um aviso de atraso para o devedor ou mesmo um contato direto de cobrança. No entanto, é importante lembrar que a cobrança preventiva pode ser uma estratégia muito efetiva para evitar a inadimplência antes mesmo que ela aconteça.

Mas o que é cobrança preventiva?

Pode parecer que uma cobrança preventiva se resume em lembrar ao cliente o dia do vencimento da conta. Mas, na verdade a cobrança preventiva também inclui medidas de pós-venda.

Garantir que o cliente recebeu o produto ou que o serviço foi executado corretamente é uma forma de evitar que o cliente atrase o pagamento.

Ações e campanhas de fidelização também são muito benéficas para os objetivos da cobrança preventiva. Um cliente que se identifica e gosta da sua empresa, é um cliente que se esforça para manter os seus pagamentos em dia.

Mas, é evidente que os avisos de vencimento são as medidas mais importantes e efetivas quanto falamos de cobrança preventiva.

E para que esses avisos sejam realmente efetivos, é importante seguir algumas estratégias.

Por exemplo, não envie o aviso com muita antecedência. Enviar o aviso com uma semana de antecedência é menos efetivo do que enviar com apenas dois dias de antecedência.

Além disso, use um formato de comunicação que pareça automático e massificado, pois muita personalização e humanização da mensagem pode fazer o cliente acreditar que a empresa está implicando só com ele.

Já uma mensagem massificada e automatizada é percebida como um procedimento padronizado da empresa que vale para todos os clientes.

Quando necessário, justifique o procedimento, informando que é para o caso do cliente não ter recebido o boleto ou para evitar a incidência de juros em caso de atraso por esquecimento.

O ideal é usar a cobrança preventiva apenas com os clientes que tem maior chance de atrasar o pagamento.

Um Collection Score ou mesmo um monitoramento de carteira é capaz de identificar os clientes com maior risco ou propensão a atrasar o próximo pagamento, permitindo focar as medidas preventivas mais incisivas somente nesses grupos de clientes.

Convido você a conferir as postagens anteriores e acompanhar as próximas postagens no meu perfil. Vamos juntos aprender mais sobre a cobrança de dívidas!

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira

Galeria

Galeria de Post sobre Análise de Crédito e Cobrança de Dívidas