Junte-se a 149.782 pessoas
Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos
Atualizado em 17 Outubro 2022
Tem mais força na negociação
Tem mais força em uma Negociação quem consegue identificar a real necessidade e as reais possiblidades da outra parte.
Um erro que costumamos cometer é o de usar o nosso próprio parâmetro pessoal (as nossas referências de vida), para determinar o que o devedor pode ou não pode pagar.
Imagine que um profissional está acostumado a cobrar dívidas de até 2 mil reais, e que hoje vai ter que cobrar uma dívida de 35 mil.
Talvez esse profissional nem acredite que o devedor consiga pagar tudo de uma só vez...
É muito provável que o profissional já fique pensando em quantas parcelas vai poder oferecer para o cliente fechar um acordo de pagamento.
Mas quem foi que disse que o devedor não pode pagar tudo de uma só vez?
A verdade é que não sabemos se o devedor tem um dinheiro guardado, ou se ele tem como conseguir levantar esse dinheiro com alguém da família ou até mesmo vendendo algum bem.
Tudo depende da urgência que o devedor tem em regularizar essa dívida e de quão vantajosa é a nossa proposta.
Nas negociações temos que usar uma perspectiva que nos deixe mais confiantes para convencer o devedor que pagar tudo e resolver o problema de uma vez é a melhor opção.
Quanto mais pudermos conhecer a situação do cliente e as suas reais intenções e necessidades, mais efetivas serão as nossas negociações na cobrança de dívidas.
O primeiro passo é estudar o histórico e o perfil do devedor.
Só de gastar mais tempo fazendo essa preparação, conseguimos aumentar muito as chances de ficar no controle da situação.
Galeria
Posts Mais Vistos sobre Análise de Crédito e Cobrança de Dívidas