Dr. Denis Siqueira
DR. DENIS SIQUEIRA

CreditoeCobranca.com

Siga nas redes sociais

Prorrogação de vencimento no final de ano

Definitivamente o recesso NÃO é um motivo justo para pedir uma prorrogação no vencimento.

O que eu identifiquei nas experiências que tive é que existem clientes que fazem o pedido de prorrogação de forma indiscriminada, como uma mala direta ou SPAM enviado para todos os fornecedores.

Sinal disso é receber pedidos de prorrogação até para faturas de baixo valor.

O raciocínio é simples: se alguns fornecedores aceitarem, o cliente já está no lucro.

A minha suspeita se comprovou ao recusar esses pedidos e ser surpreendido dias depois com o pagamento antecipado da fatura.

Se o cliente vai entrar em recesso, o ônus e bônus é somente dele. Não é justo querer jogar essa responsabilidade para o fornecedor.

Infelizmente, quando o fornecedor tem pouca força na relação comercial, se vê obrigado a se sujeitar às imposições e caprichos do cliente.

Nessas situações, vale a pena estudar caso a caso, entendendo o comportamento do cliente ao longo do ano e estimando as perspectivas futuras. Para só então, decidir se deve ou não atender ao pedido de prorrogação.

Alternativamente, podemos exigir o pagamento de juros (proporcionais aos de uma antecipação de recebíveis) para conceder o prazo solicitado. Para o cliente, isso ainda é melhor do que pagar juros de mora e multa por atraso.

Não tenha medo de negar o pedido de prorrogação ao cliente.
A melhor forma de negar sem criar atritos é dando uma justificativa para a sua recusa.
Se achar necessário, explique que você está contando com o pagamento dos clientes para honrar com os seus próprios compromissos de final de ano.

Dr. Denis Siqueira

Galeria

Posts Mais Vistos sobre Análise de Crédito e Cobrança de Dívidas