Junte-se a 148.903 pessoas
Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos
Atualizado em 05 Agosto 2023
5 Dicas para Analisar o Crédito do Cliente
Começando na análise de crédito? Que tal aprimorar suas habilidades? Aqui estão 5 dicas para te ajudar a analisar o crédito do cliente como um profissional:
1. Entenda o quadro geral: comece reunindo todas as informações relevantes sobre o histórico financeiro do cliente, incluindo relatórios de crédito, histórico de pagamentos e dívidas pendentes. Analise a sua saúde financeira geral e identifique qualquer sinal de alerta.
2. Vá além da pontuação de crédito: não confie apenas no score de crédito. Aprofunde-se nos fatores que influenciam nessa pontuação, como histórico de pagamentos, restritivos, utilização de crédito e tempo de atividade. Isso vai te dar uma avaliação mais precisa da capacidade de crédito do cliente.
3. Use parâmetros de referência: com base no perfil do cliente, compare se a renda é compatível com a atividade informada ou porte do cliente, também avalie se a demanda de crédito é compatível com a dos clientes com as mesmas características.
4. Considere as tendências do setor: mantenha-se atualizado sobre as tendências do setor e os indicadores econômicos que podem afetar o seu cliente. Analise de que forma os fatores externos, como condições de mercado e mudanças regulatórias, podem afetar a capacidade de pagamento dele.
5. Comunique-se e colabore: envolva-se com o cliente e outras partes interessadas para reunir todas as informações necessárias e esclarecer qualquer discrepância. Colabore com a área comercial e busque o parecer dos vendedores para obter diferentes perspectivas e garantir uma análise de crédito abrangente.
Lembre-se, no mundo da análise de crédito, atenção aos detalhes e análise minuciosa são cruciais.
Seguindo essas dicas, você poderá tomar decisões mais bem informadas para contribuir na geração de negócios sem deixar de controlar o risco de inadimplência.
Galeria
Posts Mais Vistos sobre Análise de Crédito e Cobrança de Dívidas