Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Quais seriam os juros que podem ser cobrados por cheques ou duplicatas, legalmente amparados na lei?

Respostas (7)

Amigo Ricardo,

Faça o seguinte: Dirija-se ao procon com os dados do cheque, explique a situação e peça um cálculo. Eles te fornecerão o valor exato para pagar, com isso, vá até o credor e apresente os cálculos para ele. Se ele não aceitar será notificado pelo procon. Você irá pagar 1% a.m. + TR.

João Bosco
Emiti um cheque no ano de 2004. E, só agora, estou tendo condições de pagar pelo mesmo. Porém, a empresa que está de posse do cheque está me cobrando R$ 700,00 pelo mesmo, desde quando o valor original é de R$ 290,00.
Gostaria de saber se existe alguma forma de pagar a divida com um valor mais acessível, pois, a empresa se nega em abaixar o valor.
Grato
Quando se faz um empréstimo a pessoa vai ciente que vai pagar juros. E quando atrasa vai pagar mais juros. E o pior é que elas assinam um contrato para isso. Aí quando chega a cobrança acham um absurdo.
Gente, a financeira vive disso. Se todos resolvem atrasar quem paga por isso? Acho justo a cobrança dos juros sim. Ela está estipulada em contrato assinado por duas pessoas de Direito, capazes de realizá-lo. Se você assina, acaba arcando com o compromisso, pois, gerou despesa e prejuízo á Instituição Financeira.
Nosso país ainda vive uma cultura em que ganhar dinheiro em cima de juros ainda prevalece. Enquanto não perdermos esse parâmetro, e passarmos á ganhar nosso rico dinheirinho na produção de riquezas para esse país, seremos sempre uma nação de terceiro mundo.
Isso é um absurdo. Adoto em meu negócio juros de 5% a.m. (bem abaixo dos bancos). Descobri há pouco tempo, que ao se esgotarem todas as negociações para o recebimento do valor devido pelo cliente em atraso, ao efetuar a cobrança judicial, entre o período do vencimento da dívida e até a citação do devedor no juizado especial, o autor não pode cobrar nada de juros, apenas o valor do capital. Os juros de 1% a.m. passarão a valer da data da citação até a execução do pagamento. Isso é um absurdo. Você negocia com seu cliente para evitar o desgaste e constrangimento da parte dele, e mesmo tentando ajudá-lo é você que perde, pois não pode receber os juros devidos.
Só que na prática, no dia a dia isto não acontece, pois a maioria das empresas cobram juros de mercado e somente frente a uma ameaça judicial ou órgão competente é que acabam cedendo. Os juros de 12% ao ano, acabam sendo determinado somente em recálculos judiciais.
É entendido como legal, cobrar correção monetária mais juros simples de 1% ao mês. Apesar de ser insatisfatório, lembramos que as relações mercantis são de risco, sendo impedido o lucro financeiro por taxas maiores de juros. Somente as intuições financeiras podem com limite do Banco central, cobrar taxas acima da fixada pelo código civil.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.