Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Boa Tarde!

Uma conhecida pediu minha orientação sobre um cheque protestado e gostaria de orientação para responder.

Ela efetuou um pagamento com cheque, na época o cheque voltou e a empresa encaminhou para o corpo jurídico que por sua vez, exigiu quase 3x o valor do cheque. Ela não concordou e descobriu posteriormente que seu nome estava protestado, o problema é que ela quer efetuar o pagamento, mas não consegue localizar a empresa. Já faz quase 05 anos, mas pelo que li nos tópicos anteriores o nome dela ainda constará no SERASA, certo?
O que fazer para ‘limpar’ seu nome?
Grata,

Respostas (3)

Quem emitiu o cheque deve solicitar uma certidão de protestos em seu nome no cartório mais próximo. Lá ira aparecer o nome e endereço da empresa que protestou seu cheque. Existi a possibilidade também de um depósito judicial. Mas, não sei muito bem como funciona e, se realmente vale a pena, pois, o judiciário é um pouco lento. Acredito que com as informações passadas pelo cartório será mais fácil localizar a empresa que protestou o cheque.
Vá até a SERASA, peça uma consulta onde na mesma irá informar nome do credor e cartório com endereço.
O Melhor a fazer é ingressar com uma Ação Cautelar de Sustação de Protesto perante a justiça comum.

Nesse tipo de ação é somado ao valor principal o juros de mora legal na base de 1%, e correção monetária pelo índice INPC/FGV.

O deposito é feito judicialmente, e o juiz expedira oficio para as instituições mantedoras da proteção ao credito.

Procure um Advogado.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.