Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Olá amigos,

Há dois anos trabalho como Supervisor de Crédito e Cobrança de uma grande empresa que se constitui de várias concessionárias espalhadas pelo Brasil.
Temos uma carteira considerada ALTA, porém desde Dezembro venho tendo problemas para controlar o nosso índice inadimplente. Nossa inadimplência que era 4.75%, hoje é 7.8%, e nós analistas da empresa sabemos o que está influenciando para este aumento. Estamos com um grande problema com um cliente de uma de nossas lojas, o mesmo carrega uma pendência para conosco muito alta, e já tentamos e esgotamos todas as possibilidades de recebimento (isso eu acho).
O que eu queria eram dicas, para como talvez tratar com esse tipo de cliente, dicas de negociações, pois o setor de Análise de Crédito da empresa em que eu trabalho é ainda muito novo, e com os conhecimentos que tenho não vejo outra saída para quitação dos débitos deste cliente ao não ser baixar de nossa carteira este valor, lançando o mesmo como perda.

Respostas (1)

Estou em uma empresa do ramo de alimentos a 3 anos. Tenho um índice de 1,5% de inadimplência e de 0,25% de perdas.
Mas, tenho outras experiências:
- Faço uma pré-análise de 50% dos pedidos que são faturados;
- Um acompanhamento pelo Equifax, que tem informações muito boas;
- Tenho alguns critérios com empresas de fundação recente;
- Fico sempre atenta a clientes problemáticos e coloco eles no alerta e são analisados compra a compra.

Com cliente problemático a melhor maneira é negociação amigável. Mas, se com todas as tentativas não obtiver nenhum resultado, o melhor é encaminhar para cobrança judicial. Mas, deve se avaliar o custo disso tudo.

Espero te ajudado.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.