Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Sou profissional da área de crédito e não temos histórico de venda para órgãos públicos devido ao índice de inadimplência.
Surgiu uma licitação para que a empresa participasse e gostaria de saber o que devo analisar para dar o parecer quanto a liberação de crédito para uma prefeitura.
Gostaria de uma orientação de que devo analisar nesta situação?

Resposta Aceita

Prezada Priscila, bom dia!

Esta é uma área muito complexa para se analisar, o serasa por exemplo pode constar diversos protestos mas que dependendo do órgão não se deve levar em conta.

Segue alguns conselhos:

* Veja o valor total da licitação e, caso sua empresa ganhe, tem capacidade financeira para honrar as entregas? (geralmente são contratos de 12 meses e o pagamento pode atrasar muito, as entregas podem ser totais ou parciais ao longo da duração do contrato através de empenhos, tem órgãos que enquanto não entrega tudo não inicia o ciclo de pagamentos etc....)

*Jamais entre em uma licitação se não tiver conhecimento pessoal com pessoas que já vendem, ou um representante que tenha o devido conhecimento no órgão e com pessoas lá dentro.

*Procure saber qual é o tipo da verba destinada a essas aquisições, própria, governo, estado e etc... umas saem rápido e outras podem atrasar uma eternidade.

*Procure saber de empresas que já vendem quantos dias demoram para receber.

*Fique atenta com as documentações fiscais/financeiras da sua empresa, caso não esteja em dia, pode não receber os pagamentos pelo que vendeu.

*Preste atenção a todas as cláusulas dos pregões, veja com atenção as exigências para participar do mesmo e se você trabalha com os produtos.

Bom, como te disse, é uma área bem complexa e precisa de muita vivência até entender todo o processo, somente após isso poderá tomar decisões de crédito mais seguras, o exposto acima são apenas algumas dicas, acredito que sejam as mais importantes.

Boa sorte,

Espero ter ajudado,

Att,
Thiago Fernandes Nogueira
Especialista em Crédito e Gestão de Risco

Respostas (1)

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.