Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Boa tarde Pessoal.
Preciso de ajuda, meu colegas vendedores estão reclamando que as vendas estão diminuindo em virtude do nosso cadastro que é muito exigente.
Gostaria de idéias de como melhorar essa analise sem comprometer a cobrança.
Quais documentos que realmente tenho que pedir para PJ?
Obrigada.

Resposta Aceita

Boa noite Karina.

Estou a pouco mais que 18 anos na área de Crédito e Cobrança e na minha opinião uma boa consulta e uma a investigação que fazemos sobre o cliente ajudam muito a definir o crédito de acordo com o que a empresa almeja.
Via de regra, onde trabalho há quase 02 anos não pedimos documento algum mas sim uma ficha cadastral preenchida com o máximo de informações possíveis o que será lançado no sistema e após trabalhado todos os dados como consulta ao SPC/SERASA; Consulta aos órgãos públicos (Receita Federal; Sintegra; Jucesp; Divida Ativa e até mesmo o Google Maps na localização da empresa, se possível).
Um segundo momento é colher referencias comerciais que nos ajudam muito a esclarecer sobre o cliente, sendo positiva ou negativa.
E por último (no comentário, mas talvez o ínicio da conversa), é saber a origem do cliente e como chegou até nós, quem o indicou, se o comercial já o prospectava (um cliente em potencial e fechado a novos negócios), ou seja, pontos chave que norteiam o Analista de Crédito para uma tomada de decisão ou ainda se houver dúvidas, rever todo o processo e conversar com um colega sobre o caso, fazendo perguntas a fim de maiores esclarecimentos.
Enfim, uma jornada percorrida a cada novo cadastro prospectado, a cada novo cliente ou ainda, o que não podemos descartar e estarmos sempre atento, identificar riscos de crédito e fraude, pois se o resultado apontar para este lado, pule fora ou venda à vida, recebendo antes da entrega.
Espero ter ajudado.
Evandro Ribeiro - Analista de Credito e Cobrança - Papel, Plástico & Cia.

Respostas (1)

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.