Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Bom dia,

Estou no ramo do Agronegócio a pouco tempo.

Como analisar o crédito da PJ considerando o DR e Balanço Patrimonial?

Abraços

Alethéa

Resposta Aceita

Alethea Márcia,

Minha amiga, quanto a está sua dúvida é bem simples. Primeiramente aconselho você procurar instituição financeira para se inteirar das exigências para um pleito de investimento.
Ora, é importante saber que os instrumentos de análise de crédito pelo balanço e DRE são apenas um dos parâmetros na decisão das instituições financeiras para financiar seu negócio. Porém é importante aditar que o DRE, como instrumento que condensa todas as informações contábeis de uma empresa, serve para o analista do banco conhecer inicialmente o faturamento da empresa, as despesas e custos operacionais e não operacionais incorridos pela empresa, assim como, seu lucro líquido. Estes são importantes parâmetros para a tomada de decisão e, portanto, é bom que a empresa esteja bem na foto, ou seja, que seus custos não superem 80% do faturamento.
Quanto ao balanço patrimonial, a análise recai sobre o ativo circulante e passivo circulante, isto é quando se pretende determinar a necessidade de capital de giro.
Pois bem, se sua necessidade neste momento é de contratar o capital de giro para alavancar sua empresa, observe como está sua disponibilidade, isto é, caixa, banco, aplicações de liquidez imediata de forma que estes devem ser inferiores ao seu passivo circulante, aí sim, poderá solicitar capital de giro, caso contrário, não haverá necessidade de capital de giro.
Para grandes investimentos a análise recai sobre outros aspectos como: segmento em que atua, mercado, faturamento, ativo circulante, seu passivo exigível. Outros aspectos também considerados para avaliação de risco de crédito são os custos operacionais e a receita gerada.
Então, esses são, ao menos, fatores considerados para análise de risco de crédito. Sendo que, depois procura relevar os índices como TIR (Taxa Interna de Retorno) entre outros.

Um abraço!

Respostas (2)

Alethea Márcia,

Aposto que você é loira e tem uma amiga que se chama Célia e outra Renata.

Ei amiga, me fala em que posso te ajudar... Também estou com Crédito rural agora e ele é bem complexo, pois é mais voltado para o social com recursos do Governo.

A fiscalização sobre essas operações são rigorosas, tem que ficar atenta viu?

Bjs

Renata Lopes.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.