Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Olá!

Trabalho em uma empresa do ramo têxtil, a maioria dos nossos clientes são lojas pequenas (armarinhos, papelarias, pequenas confecções e etc.). Temos muita dificuldade com a falta de documentação desse tipo de empresa. A maioria apresenta apenas CNPJ, Sintegra e contrato social. Consultamos também a Serasa e a ficha cadastral.

Há alguma forma de analisarmos crédito para esses clientes de uma forma mais concreta? Pois, aqui confiamos muito na palavra do vendedor, as empresas não têm demonstrativos financeiros...

Obrigada

Respostas (4)

Oi, Celso! Caso o cliente ainda não tenha conta bancaria em nome da empresa, nesses casos o pedido pode ser aprovado?
Kelly,

Além dos documentos citados, para que possa analisar a atual situação financeira do seu cliente EPP, solicite os 2 últimos IRPJs, IRPF dos sócios, relação de faturamento dos últimos 12 meses. Esses documentos poderão dar uma visão melhorada do potencial financeiro para fins de tomada de decisão.

Celso
Coordenador de Crédito
Boa Noite! Na empresa onde trabalho usamos também o Serasa Experian, porém pedimos referencias comerciais, e procuramos localizar a estrutura do local no google maps, além de tentar um bom relacionamento com o comercial para obter informações mais concretas e confiáveis do cliente.
Eu acho que os cadastros de CNPJ e a Inscrição Estadual seriam apenas para o cadastro na sua empresa. Para avaliar o credito eu conto com o sistema do Serasa Expirian porque com este sistema eu vejo a real situação tanto da empresa (cliente) como dos proprietários e sócios. Dá para avaliar até o grau de risco do meu cliente.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.