Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Não há nenhuma restrição quanto ao vinculo das comissões recebidas pelo setor de vendas ao efetivo adimplemento das operações?

Obrigado.

Respostas (4)

Eu digo em relação à legalidade de vincular o adimplemento a uma venda comissionada que teve seu crédito aprovado pela empresa.
Alexandre,

O pagamento de comissão após a liquidação (pagamento do cliente) das vendas é uma prática comum. A lei não impede esta modalidade apuração de comissão.

É uma questão de bom senso. Somente terá direito a receber a comissão se o cliente pagar pelos produtos ou serviços.

Em vendas mais complexas, você poderá encontrar as duas formas de apuração (50% da comissão no pedido e 50% na liquidação). Ou até casos de pagamento da comissão somente no pedido.

No entanto, se sua dúvida é quanto a responsabilizar o representante pelo não pagamento do cliente. Então, digo que essa prática não tem respaldo legal. Mesmo que o representante tenha insistido em se responsabilizar pela venda.
Não é responsabilizar pela inadimplência, e sim vincular apenas a comissão que ele irá receber pela venda. De forma a estimular uma pré-seleção dos clientes e não apenas estimulá-lo (o vendedor) a apenas vender de qualquer forma.

Abraços.
Não há base legal para desconto de comissão pelo não pagamento de clientes oriundos pelo representante.
Porém na contratação do representante elabore o contrato de prestação de serviço, mencionando o percentual de comissão que o representante terá direito quando apenas do PAGAMENTO titulo pelo cliente, ou seja, apenas quando o cliente pagar ele ganha comissão. É assim que as grandes empresas trabalham, terceirizam suas vendas por meio de representantes, estipulam em contrato que podem recusar uma venda originada por ele, e estipulam as condições de pagamento de comissões, bem como datas para tal.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma respostaVocê precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.