Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Trabalho em uma importante indústria de cosméticos (centro de distribuição, venda direta).

Atualmente estamos com uma carteira de clientes inadimplentes de aproximadamente uns 1000 clientes.

Quantas pessoas são necessárias para recuperarmos os valores?

Respostas (5)

Caro Amigo,


Trabalho também em uma indústria, porém de outro Ramo. Temos uma carteira com mais de 2.000 inadimplentes/mês, e contamos com 3 pessoas na telecobrança.

A resposta para sua pergunta é relativa, pois depende se você quer fazer uma única ação de cobrança, ou se ficará um fluxo de cobrança permanente (entrando novos títulos e saindo títulos liquidados).

Caso queira uma única ação de cobrança, creio que no máximo duas pessoas farão o processo em menos de 1 mês; cada uma concretizando pelo menos 20 ligações/dia teremos 25 dias x 40 ligações = 1000. Claro que haverá clientes que não conseguirão contato telefone por N motivos, estes deverão receber notificação por carta/correio.

Caso queira manter a carteira de cobrança com fluxo de entrada e saída de títulos, você precisará analisar quantos títulos são meros atrasos (cliente atrasa alguns dias mais paga) e quantos títulos são inadimplência pura (cliente só paga por pressão/cobrança).

Recomendo utilizar ferramentas de proteção ao crédito (SPC, Serasa, Protesto) com certeza terá um maior aproveitamento e retorno.

Espero ter ajudado.
Uma cobrança começa no cadastro, observando suas etapas: análise retrospectiva, análise de tendências e capacidade creditícia do cliente.

São muitas as ações que podem anteceder a cobrança efetiva de uma carteira.

Um planejamento financeiro, proporciona também, analisar a real necessidade de cobrança, implementando uma régua de cobrança com etapas e prevendo a quantidade de cliente em atraso e respectivos valores.

Enfim, você precisará analisar, não somente a quantidade de clientes (1000) mas também o valor devido por cada um, ou seja, cobre os clientes que tem maior atraso e maior valor financeiro.

Em nossa assessoria, conseguimos cobrar cerca de 60 clientes dia por atendente e em 16 dias, esta carteira estaria cobrada por um atendente.
Muitas vezes e melhor contratar uma empresa especializada para realizacao de cobrancas..diminui encargos trabalhistas que ficara a cargo da contratada e voce consegue estipular metas a serem cumpridas..
Acredito que no seu caso é melhor terceirizar o serviço
Olá Breno

Tenho um escritório de cobrança em São Paulo efetuamos cobrança no brasil inteiro, caso tenha interesse temos taxas baixa.

Agora caso queira fazer a cobrança pela sua empresa necessário 5 funcionários, pois cada operador fara cobrança de 200 clientes para cada, pois a cobrança tem que ser rotativa, no português bem claro incomodar o devedor, pois o mesmo fica inadimplente com várias empresas pois ele vai pagar quem incomodar mais ele.

Espero ter ajudado e sucesso.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma respostaVocê precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.