Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Boa tarde!

Recebemos uma proposta de uma seguradora sobre um seguro que cobre 100% dos nossos créditos concedidos. Trata-se de uma grande seguradora.

Somos uma empresa do ramo de fabricação de máquinas e softwares.

Alguém tem algum registro ou já trabalhou neste sentido, com alguma espécie de seguro? Pois, trabalho há mais de 10 anos nesta área e desconhecia esta prática. E não tenho nenhuma referência a respeito.

Aguardo retorno. Obrigado!

Respostas (2)

Boa tarde,

Trabalhamos com seguro no Mercado Externo e estudamos a implantação no Mercado Interno também.

Fizemos algumas cotações junto ao nosso Corretor. Parece uma boa opção, dependendo do perfil de seus clientes. Devem ser avaliadas as coberturas e prêmio cobrados.

Pode acontecer do prêmio ser maior que as perdas, assim não vale a pena fazer. Mas quando o risco é alto, o que imagino que deva ser o caso do seu ramo de atuação, é interessante avaliar.

O que ouvimos de nosso corretor é que o momento está propício para negociação com as seguradoras, pois, o mercado está comprador.

Boa sorte!
Há pouco tempo conheci uma empresa que propõem esse tipo de serviço.

Meu cliente teve problemas em contratar esses serviços e, obviamente, teve prejuízos.

De que forma, a empresa oferece 100% de garantia dos cheques recebido? Solicita ao cliente para entrar em contato via on-line e passar os dados do comprador, logo aprovado é passado um código de aprovação.

Até aí, tudo bonito.

Com o tempo, o cheque aprovado e com código de aprovação, volta sem fundos!

Que bonito! Mas, porque voltou? Logo explico.

A devida empresa trabalha da seguinte forma: cobra uma taxa de adesão, cobra uma mensalidade, cobra uma pequena taxa de consulta, cobra uma pequena taxa de aprovação e cobra um percentual do valor consultado. Até aí, só venha a nós.

Quando começou a serem cobradas as devidas taxas o cliente me chamou e mostrou o que havia contratado e o valor que estava sendo cobrado. Destas taxas contratadas, havia sempre um valor a mais. Foi quando descobrimos o que estava havendo.

Quando o cheque voltava, a empresa dizia que garantia 100% do valor, então a empresa solicitava ficar com o cheque devolvido e dizia: vai ser mandado para a nosso setor de cobrança se recebermos vamos te repassar 60%.

Mas, quando estávamos verificando as taxas mensais, notamos que o cheque encaminhado à empresa estava sendo cobrando novamente ao cliente. COMO ASSIM?

A empresa cobrava as taxas, e diluia o valor do cheque repassado pelo cliente e cobrava do cliente.

Então o mês que ele teria que pagar R$ 200,00 de taxa, estava embutido o valor do cheque que era repassado. Como foi percebido, no mês que era encaminhado o cheque devolvido de R$ 300,00, o valor da taxa do mês seguinte era R$ 500,00.

Mas como é possível??? Simples: tudo está no contrato formalizado entre as partes, com texto disfarçado a prestadora de serviço que VAI TE COBRAR O TEU PRÓPRIO CHEQUE DEVOLVIDO.

Visitei a empresa. A desculpa é: todo cartão de crédito cobra uma mensalidade e um percentual do movimento. Estes valores são para custear a empresa e para criar uma "garantia" de valor quando não é recebido. Quando você vende pelo cartão, independente do cliente pagar a operadora do cartão, você vai receber o seu valor. Tudo isso, por causa que você paga taxas para que isso funcione - até ai tudo bem. Nada mais que justo.

Porém, o que essas empresas vendem é a idéia de garantir 100% o cheque recebido. Porém elas não participam do risco da mesma forma que as operadoras de cartão de crédito.

E como é feita a avaliação do cliente por essas empresas que garantem 100%? Elas usam o Serasa e SCPC.

Não perca seu tempo e não se iluda com essa conversa. Tudo que o comerciante quer é saber que vai ter a garantia de 100% das vendas recebidas. Para que melhor trunfo para vender algo que não existe?

Então, faça você mesmo sua consulta devida no Serasa e SCPC e quando da necessidade consulte uma empresa especializada para fazer a cobrança da sua inadimplência.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Carlos Méndez

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