Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Caros Analistas,

Não adianta nada fazer a análise do cliente, sem ter a idéia do produto em si. Pois, atualmente o cliente está tendo muitos argumentos "desculpas" para não querer pagar o que comprou.

Hoje está muito mais "fácil" DEVER, do que pagar. A liberação de crédito está muito alta.

Cuidado para não entrar na jaula do Leão...

Respostas (2)

Diógenes,

A análise de crédito é uma rotina de suma importância para o mercado consumidor com critérios bem fundamentados.

Veja como exemplo os bancos. Não há como conceder crédito, sem que haja a análise de histórico de quem se propõe a tomar um financiamento para compra de veículo, casa própria.

Seria discutível uma pessoa física propor ao banco ou financeira a concessão de uma alta quantia nunca antes concedida. Da mesma forma que a pessoa física esteja se comprometendo a quitar a dívida para a compra de 60 veículos de passeio e 10 carretas, sem que seja empresário e do ramo ligado aos produtos que esteja adquirindo.

Existem empresas que analisam a possibilidade do retorno esteja associado até mesmo a fatores que muitas vezes são discutíveis. Exemplo: idade - estado civil - se locatário de imóvel etc.

Entretanto em outras, existem normas de concessão de crédito atreladas a atividade associada ao produto que se está adquirindo mais voltado ao atacado do que ao varejo. Exemplo: uma empresa do ramo de material de construção que tenha intenção na compra de 80 televisores é sem dúvida uma análise a ser levada com mais rigor e até mesmo se entende que o crédito seja negado. Diferente da mesma empresa apresentar pedido para compra de apenas 2 televisores.

Portanto, determinar que a análise não tem muita importância é um risco bastante alto no momento de disponibilizar bens para o consumo e esperar que haja retorno.

Uma análise criteriosa deve estar sempre acompanhada de dados em empresas de informações, juntamente com análise de documentos cadastrais.

Com isso, a inadimplência é contida. Casos resultantes de inadimplência, mesmo com análise criteriosa passam a ser uma contingência de mercado.
Isto é pura verdade! A área de crédito é uma função que não pode ceder a pressão. Principalmente do departamento comercial, que vem de uma forma forte quando um cliente está com o limite estourando e precisam faturar para o cliente.

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