Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Resolvido
Apos o titulo ser protestado banco/cartorio, quanto tempo o cliente tem para pagar?
ele paga no cartorio sem juros? eu posso cobrar dele os juros pelo atraso?

como controlo estes titulos no banco? pois o banco me informou que apos 5 dias de protestado e nao pago o titulo é baixado?

se for assim nao tenho nenhum controle em cima da cobrança protestada?

AGUARDO O RETORNO:(

Resposta Aceita

Olá, Gislaine!

Tudo bem?!

Quando o título é enviado para o cartório de protestos, o devedor vai ser notificado sobre este Apontando em Cartório e ele vai ter o prazo de 3 dias úteis para efetuar o pagamento em cartório.

Na maioria dos cartórios será cobrado apenas o valor principal sem juros.

Não confunda as custas de cartório com os juros...

Quando o cartório cobrar apenas o valor principal e as custas, você tem o direito de cobrar os juros devidos (veja esse vídeo: Cobrança de juros após o pagamento em cartório).

A questão do controle dos títulos que são protestados por falta de pagamento, você tem que ter um controle interno na sua empresa.

Você não deve usar apenas os relatórios bancários para gerenciar seu Contas a Receber.

Quando o título for protestado, você vai receber o documento original do protesto lavrado, este documento é o Instrumento de Protesto.

Depois de protestado, o devedor só pode pagar diretamente para a sua empresa (não pode mais pagar no banco ou no cartório).

Então quando o cliente fizer o pagamento, você vai poder entregar para ele o Instrumento de Protesto original (que permite o cancelamento do protesto no cartório).

Quem tem que fazer o cancelamento do protesto no cartório é o próprio devedor. É o devedor quem tem que apresentar o instrumento de protesto no cartório e pagar as custas de cancelamento.

A sua obrigação é entregar esse instrumento de protesto em até 5 dias após o pagamento. Se você não tiver o instrumento de protesto, pode enviar a Carta de Anuência com firma reconhecida junto com uma cópia do contrato social da sua empresa.

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira
Conheça também os meus cursos online:
https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-avancado-de-cobranca-120.png https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-formacao-de-analistas-de-credito-120.png

Respostas (1)

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.