Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Gostaria de saber quais os critérios utilizados para medirmos o índice de inadimplência de uma empresa.

Devemos considerar a pendências de 30 a 60 dias?

E acima desse período, não deve ser considerado?

E quando encaminhado para jurídica, deixa de ser inadimplente?

Agradeceria se existisse algum comparativo de outra empresa.

Respostas (11)

Por favor, alguém pode me ajudar validando se as minhas taxas de inadimplência de pessoa física (PF) estão altas em relação ao mercado?

Usamos o sistema de divisão do valor em aberto dividido pelo valor do fechamento.

Ex.: 30d=4.18%, 60d=2.08%

Nossa meta é fechar os 30d abaixo de 4.00% a.m., mas está difícil.

Obrigada, e Feliz Ano Novo!
Não sei o poderia fazer para que meus clientes me pagam. Já estou perdendo o fôlego.
Sou do ramo de pneus para caminhões.

Gostaria de saber se existe algum estudo que diga qual o percentual aceitável uma empresa pode projetar como perda em cima do valor total do seu faturamento anual.

Se existe esse estudo, gostaria de visualizar esse material.
Bom dia!

Gostaria de saber qual o índice de inadimplência aceitável para o ramo de indústria de confecções.

Alguém pode me ajudar?
Boa tarde!

No dia 09/03/2010 saiu uma matéria no Brasil Econômico onde apontavam a Renner, Marisa e Pão de Açúcar com ótimos índices de Inadimplência.

Gostaria de saber como devem ter sido medidos estes índices, pois podemos medí-los pela quantidade de inadimplentes ou pelo valor das faturas em aberto e o período também conta muito, com 30 dias de atraso apenas ou com 180 dias que seria a perda.

Alguém sabe dizer como estas grandes redes calculam estes índices?
Olá amigos,

Gostaria de uma ajuda de vocês..
Preciso saber algumas dicas de como fazer para calcular a porcentagem de inadimplência da empresa em que trabalho.

Desde já agradeço a colaboração.
Eu também gostaria de esclarecer algumas dúvidas.

Para efetuar o cálculo para saber a inadimplência mensal, eu precisaria fazer referente sempre aos últimos 60 dias?
E se eu pegar o mensal, dando uma carência dos últimos 30 dias e dividir pelo faturamento mensal eu não obteria o índice? Por exemplo: Boletos pendentes de Novembro, dividido pelo faturamento do mês de Dezembro. Não contando boletos ainda em aberto do mês de Dezembro. Neste cálculo eu não obteria o resultado?
Ou a melhor opção seria mesmo fazer referente a mais de 60 dias dando carência de 30 dias e dividir pelo faturamento mensal, ou fazer uma média do faturamento dos últimos 04 meses?
Gostaria de saber se alguém possui ou sabe onde posso conseguir o índice atualizado, destes seguimentos: Indústria alimentícia / Comércio Alimentício e Varejo. Caso não tenham o ramo de indústria de alimentos, pode ser de outro só para eu ter uma base se a inadimplência da indústria onde eu trabalho está fora ou dentro do mercado.
Olá, estou estruturando um departamento de cobrança em um grupo de lojas onde trabalho. São empresas no ramo de varejo de calçados. Gostaria de saber se alguém tem dados numéricos do tipo:

Qual a porcentagem de inadimplência considerada normal para cada período de atraso (30 dias, 60 dias, + de 60 dias)?

Ou se tiver indicações de onde conseguir estes dados, também seria de grande ajuda.
Aproveitando o gancho do Donato, vou um pouco mais além, você pode ou poderá dividir em duas etapas: 0 a 30 (cobrança preventiva; e 31 a 60 (como pré-judicial) essa é uma alternativa para você mensurar o seu índice, aliado através de um Ranking global, se houver filiais, desta forma você pode traçar uma média e analisar quem está abaixo e quem está acima da média. Obviamente, depois de apurado as informações do Depto. de Contas a Receber, ou do Depto de Controladoria que poderá efetuar relatórios Analíticos e Sintéticos. Vai depender da sua necessidade e estratégia.
A forma de cálculo do índice de inadimplência pode variar de acordo com o segmento de negócios. Via de regra, utiliza-se os débitos pendentes de pagamentos acima de 60 dias dividido pelo total faturado ou a média de faturamento dos últimos 4 meses. Quanto aos casos encaminhados ao Jurídico, devem fazer parte do cálculo, pois são pendentes de pagamentos. Porém repito, estes conceitos variam de organização para organização.

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