Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Boa tarde, a todos!

Por poucas vezes li discussões sobre os procedimentos de cobrança contra entes federados (prefeituras).

No entanto, percebo que muitos dos colegas que aqui escrevem, são experientes e detentores de conhecimentos gerais dobre o tema.

Gostaria de convidá-los, a participar deste assunto de forma mais ativa, dividindo experiências e trocando conhecimento, o que por si apenas, já agregada valores a todos os leitores do site.

Num primeiro momento, pergunto a todos, se já enfrentaram a cobrança de dívida de prefeitura que não possui contrato, ou seja, prestação de serviços em um veículo ocorreu com autorização verbal do secretario pertinente, e não posso entregá-lo ( o veículo) sem que o depto. de compras me forneça uma "ordem de compra" devidamente acompanhado de emprenho.

Pergunto: já que não me fornecem a "ordem de compra nem o empenho" estando o veículo sob meus cuidados há muito tempo e a cobrança verbal com tentativa de acordo se demonstrou inviável, o que fazer?

Antecipadamente agradeço a todos que possam e irão colaborar com o tema, ainda me coloco a disposição para compartilhar de experiências das quais já tive a oportunidade de vivenciar, em termos de administrativo público ou privado, relacionados ao setor de cobrança.

numa próxima oportunidade, gostaria de debater sobre o tema: Como protestar um Município (prefeitura), quais os procedimentos, documentação necessária, prazos e consequências.

Respostas (1)

Prezado Leandro, boa noite!

Dependendo do órgão já é difícil receber, ainda mais com uma negociação verbal, porém, o que pode ser feito é emitir uma nota de serviço contra a prefeitura e guardar tudo o que você tem em mãos que comprove a realização do serviço.

Após isso veja para quem pode entregar o veículo, acredito que eles devam estar te cobrando o serviço e o veículo, a quem você entregar peça para assinar o canhoto e colocar o número do documento e/ou identidade funcional, com isso em mãos pode procurar o setor de finanças da prefeitura e ver quem pode te ajudar, diga que você quer proceder com um RECONHECIMENTO DE DÍVIDA, se possível faça uma carta solicitando e peça a protocolização no setor pertinente.

Vale lembrar que depende também de quanto tempo faz que você realizou esse serviço, fique atento, é ano de eleição e estamos chagando no fim do ano, cuidado para sua despesa não ser inclusa em RESTOS A PAGAR, ou seja, as programações de pagamento sairão à partir do próximo exercício (2015) e pode demorar ainda mais para receber.

Espero ter ajudado,
Att,
Thiago Fernandes Nogueira
Especialista em Crédito e Gestão de Risco

Se desejar, poderá me adicionar ao Linkedin
http://br.linkedin.com/pub/thiago-fernandes-nogueira/65/671/450

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.