Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Resolvido
Quais os sinais de um golpe que você considera relevante destacar?

Resposta Aceita

Também estão existindo casos em que, o golpista compra uma empresa quase falida para utilizar a razão social. Desta forma os golpistas se apresentam como tradicionais no mercado, uma vez que, a empresa adquirida não apresenta grandes restrições de crédito, mas apenas uma má gestão dos proprietários anteriores.



Além disso, os golpistas estão fornecendo, como referência, empresas fictícias com um atendente previamente instruído a dar boas informações.


Cuidado!!!

Respostas (19)

Bom, como trabalho no ramo de distribuição de matéria-prima, sentimos a presença de um inicio de golpe quando um cliente que movimenta pouco valor, começa a fazer compras em grandes quantidades, num curto intervalo de tempo e quando seu Serasa aparece um numero muito elevado de consultas sobre sua situação financeira, ou seja, o golpista esta tentando montar estoque para ¨atacar
Acredito que averiguar a capacidade financeira dos sócios é o fundamental.
Aceitar que um cliente use laranjas como sócios é pedir para ser enganado.
Tentar justificar isto dizendo que os impostos e a fiscalização inviabilizam a possibilidade de uma empresa atuar dentro da lei é um absurdo.
Se o proprietário de uma empresa não quer comprometer seu patrimônio pessoal, então não merece a confiança de NENHUM fornecedor. E tenho dito!!!
Rasura no cheque, sempre quem passar o cheque e o 2° titular, por que o cheque foi montado, o telefone consta no endereço, mais não consta no sobrenome e o nome. o golpista conversa bastante com vendedor, caixa e principalmente com o gerente para conseguir confiança, e consegue.
Dentre os comportamentos suspeitos, destaque para a empresa efetuar diversos pedidos em diversas empresas de segmentos diferentes, como: pleitear desde motor de barcos a comida de cachorros.
Como trabalhamos com peças para caminhão, a maioria das inadimplências ocorre quando o cliente compra muito sem perguntar preço, e quase sempre compra o que não é necessário.
Verificar nos serviços de proteção, como SERASA ou EQUIFAX, quando a empresa teve a última consulta e se a quantidade de consultas aumentaram muito em relação à última, bem como o histórico de pagamentos anteriores.
Já identifiquei vários casos, cada um de um tipo. Os sinais mais constantes são compras expressivas de matérias de fácil comercialização, referências comerciais (fornecedores) desconhecidas, número alto de consultas nos serviços de proteção como Serasa ou Equifax. Entre outros sinais. O que ajuda muito é o Feeling.
BAHIA E RIO DE JANEIRO SÃO OS MAIORES BERÇOS.
Já me deparei com vários golpistas mas o que mais me chamou atenção foi um cliente novo que iniciou suas compras com pagamentos à vista ou até mesmo antecipado, isso por opção dele, pois seu cadastro era excelente. Praticou esta modalidade de pagamento por praticamente um ano. Depois disto solicitou prazo de 7,14 e 21 dias, e os pagamentos foram pontuais, e o que nos chamou muita atenção, foi que o número de consultas no Serasa e Equifax não aumentou. Depois foi solicitado o prazo de 42 dias, depois disto os atrasos foram crescendo e a empresa continuou a vender devido ao histórico. Um dia fomos ao seu depósito e o mesmo estava fechado e totalmente vazio.
Embora não seja Baiano, acho injusta a afirmação de que aqui é o "berço das araras". Acredito sim, que quando nivelamos uma classe ou região, não estamos preparados para selecionarmos nossos verdadeiros parceiros.
Se não formos imparciais, estaremos abrindo nossa guarda para: "perder grandes oportunidades de negócios ou chegar à conclusão que as araras voam, não vivem em berços".
Sou distribuidor de frutas no CEASA há 10 anos. Onde nossos clientes, na maioria das vezes, sequer possuem um documento de identificação. Fazemos nossas vendas baseadas na "conversa" que temos com cada pessoa. Onde se consegue saber das reais intenções do futuro cliente.
Acredito que quanto mais "bonito" for o cadastro, mais suspeito é. Pois, o malandro sabe tudo que é preciso para o golpe não falhar.
É importante confirmar o cadastro do cliente junto aos órgãos do governo como o Sintegra e o Cartão de CNPJ. No Sintegra, você pode constatar o ramo de atividade de seu cliente e com esses dados em mãos, é de extrema importância, as referências comerciais, pois golpistas, praticamente, no geral, mantém um cadastro excelente, com compras pequenas antecipadas e pontuais por um determinado período e de repente pede um prazo longo para uma compra altíssima, normalmente isto é feito com todos os fornecedores ao mesmo tempo para que não constem protestos e restrições, sem contar que as compras passam a ser em todos os segmentos. Quando os títulos começarem a vencer, além de não receber nada, você nunca mais o encontrará.
Atenção: Duvide de clientes que tenham um ramo de atividade e comprem produtos distintos. Sofri um golpe grande de um cliente que sua atividade era comércio de roupas, suas referencias eram de fábrica de pesca, colchão, bicicleta, geladeira. Ou seja, se o credito fosse analisado mais cuidadosamente, perceberia a possível fraude.
Tenho observado que no Brasil os golpistas compram o CNPJ com data de fundação antiga, e sem movimentação, utilizando-se do tempo de funcionamento. Mas, observe que em um período grande não existia movimentação e, então, começam a comprar valores pequenos e pagam em dia, e depois pleiteiam valores maiores e aí sim não pagam.
Exemplo: uma empresa com data de fundação de 1992 que começam suas atividades comerciais em 2007 é um exemplo típico.
Usando ferramentas de crédito, já existentes, é fácil identificá-los.
O paradigma do golpista!

O golpista não tem cara de mal encarado, ou fala gírias, ou tem um ar suspeito.

Hoje em dia os golpistas estão infiltrados em todos setores da economia, portanto, é importante antes de tudo, na concessão de crédito, seja jurídico ou físico, ficar atento aos princípios de uma boa análise:

1 - ficha cadastral, preenchida e assinada pelo sócio administrador do negócio;
2 - confrontar a assinatura com os docs da empresa e do sócio;
3 - informações comerciais;
4 - informações bancárias;
5 - os índices de balanço;
6 - verificar o segmento em que o "comprador " está inserido, e formas de pagamentos.

Seja técnico, afinal de contas, quem analisa o risco do negócio é você, portanto quem determina os critérios é o analista e não o mercado. Use ferramentas de informações, como Serasa, Equifax, etc, Que trabalham com seriedade. Procure fazer um benchmarketing no seu segmento, para acompanhar como fazem os líderes do negócio em que você está inserido. E faça um Up-grade, como funciona o seu departamento de crédito, enfim, seja pró-ativo e se antecipe e assim evite golpistas.

Um grande abraço,

Uirassú Júnior - Analista de credito.
Quais seriam as dicas para identificar golpistas PF?

Fazemos concessão de credito a partir de conferência de SPC, Receita Federal, Correios e empresa telefônica. Mesmo assim, temos algumas surpresas.
Na pratica, verificamos que conseguimos confirmar os telefones de residência, contato antes de emitir o cartão, porém, no ato da cobrança eles “desaparecem”.
Dos autônomos, pensionistas ou aposentados, não temos um telefone comercial para conferência.
Alguns clientes ficam em “quarentena” devido ao excesso de passagens - consultas a credito - feitas em seu nome em um curto espaço de tempo, em diversas áreas do comercio ou concentradas em financeiras e cartões de credito. Já chegamos a monitorar um cliente que à primeira vista não teria restrições, durante 110 dias e na consulta seguinte constatamos o primeiro registro de RS 10.000,00!!
Olha, visualizei a resposta do Armando e concordo com que ele disse. Tive sérios problemas ao liberar um pedido de uma empresa que aparentemente não tinha restrições na praça. As referencias comerciais eram boas e acabamos liberando o pedido. Ao vencer o primeiro titulo verificamos que a empresa não pagou e depois de tentarmos entrar em contato com o mesmo, constatamos o golpe. Tentei ligar novamente para as empresas que colhi as informações comerciais e elas já não mais existiam. Então fiquem de olho...
Todo CNPJ e CPF que pego consulto na receita fereral para verificar se esta ativo ou não.

Excesso de consulta é um critério que levo em consideração, na consulta de proteção ao crédito que faço tenho um histórico de um ano referente a consultas, se não está na média de compras, é um ato para manter-se atento.

Muitas empresas tem uma atividade na receita federal e outra no contrato social que é uma informação obrigada a ser igual.

Confiro todas as referências comerciais se realmente existem e peço o CNPJ de todas, parece um pouco criterioso mas diminuímos significativamente o risco de receber um golpe.
Todos os depoimentos demonstram que os participantes do fórum são pessoas preparadas, e que estão atentas para esse tipo de problema para os profissionais do crédito.
Quero parabenizar o Uirassú, de Anápolis - GO, pela sua demonstração de conhecimento técnico para identificar os golpistas de plantão. Com a sua permissão, faço minhas as suas palavras.

Grande abraço.

Aires - Vitória da Conquista - BA.
Olá!

Trabalho em uma distribudora de alimentos que atua no Sul do país, e diariamente pego golpistas tentando comprar.

O que posso perceber é a falta de histórico de movimentação financeira ou pouquíssima movimentação, além de um aumento significativo no número de consultas (que é o principal indício). O CNPJ está sempre limpo de protestos, cheques e outras pendências.

Na maior parte das vezes constato que os produtos comprados não correpondem a realidade da atividade do cliente, para alguém que está iniciando suas atividades no mercado. Às vezes são quantidades exageradas de um mesmo item, às vezes itens que não tem nexo. Ou então compram itens de fácil comercialização.
Oi, Pessoal!
Uma análise de crédito de forma rápida mitiga grande parte dos riscos.
Existem empresas que fornecem uma quantidade enorme de informações que reduzem o tempo de análise de crédito. Algumas também conseguem preparar para o cliente uma matriz de decisão, onde através do critério que o cliente define, já vem resposta de aprovação ou não do crédito.
Sucesso a todos.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.