Junte-se a 134.330 pessoas

Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos

Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Cobrança
  2. 2008-02-26
  3.  Assinar via e-mail
Na empresa que trabalho, preciso estruturar o setor de cobrança. Não tenho nenhuma experiência nessa área.
Gostaria que pudesse me ajudar, dando uma direção, por onde começar, quais características principais para estruturar um setor de cobrança.
Qualquer informação tenho certeza que me ajudará nessa direção que tenho que tomar.

Obrigado
Resposta Aceita Pending Moderation
1- Saber o que você tem para controlar, títulos a vencer o que está atrasado monte uma planilha com todos os títulos separando o que está à vencer do que está atrasado.
2- Você precisa de um software de controle de cobrança, para que nada se perca.
3-Depois de tudo isto informatizado, tire relatórios analíticos, e veja o que tem a vencer, o que o volume de inadimplência de sua empresa, se é muito grande você deverá criar ou contratar um departamento terceirizado para tratar disto.
4- Antes de enviar para cobrança externa você deve fazer um trabalho inicial tentando acionar estes clientes.
5- E logicamente dependendo da situação você terá de contratar pessoas para te auxiliar.
  1. 2008-03-01
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Daniel, boa tarde!
Para que eu possa ajudá-lo, precisaria saber qual o produto que sua empresa vende, se são vendas para pessoas físicas , jurídicas, ambas, qual o volume (quantidade). Se vocês já possuem algum software de gestão, se desejam escolher algum, etc. etc.
Me encaminhe o maior numero possível de informações para que eu possa encaminhar a você diversas sugestões.

Marta Sanches
  1. 2008-03-03
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Hoje, a grande maioria das empresas contrata empresas especializadas em recuperação de crédito. Há nesse mercado um leque enorme de possibilidades. O que você precisa avaliar é o custo X beneficio que esse prestador de serviço proporcionará.
Internamente, na sua empresa, você precisara de um gestor que acompanha o desempenho desse prestador de serviço, criando regras de avaliação para que se possa avaliar a qualidade do serviço prestado.
Importante ressaltar que para avaliá-lo você precisa ter mais de um prestador de serviço ou um bom comparativo de mercado, com carteiras semelhantes à sua.

À disposição.
  1. 2008-03-18
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Bom dia!
Fui convidada pela empresa em que trabalho para estruturar o setor de crédito e cobrança, porem não tenho ainda muita experiência nesta área, mas tenho muita vontade de aprender.
O ramo da empresa é Moveis e Eletro.
Gostaria de saber qual o melhor software para utilizar no acompanhamento de inadimplência, cobrança interna e externa, etc.
Quais os primeiros passos que preciso tomar?
Hoje já temos dois cobradores externos, que tipo de relatório seria bom k eles me apresentassem sempre que saíssem para visitar os clientes??

Abraços
Renata
  1. 2008-04-05
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Na empresa que trabalho, preciso estruturar o setor de crédito e cobrança. Mas, tenho pouca experiência nessa área.
Gostaria, se pudesse, me ajudar, dando uma direção, por onde começar, quais características principais para estruturar um setor de cobrança.
Qualquer informação tenho certeza que me ajudará nessa direção que tenho que tomar.
  1. 2008-05-20
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Acredito que um bom curso nessa área e livros relacionados ao assunto, ajudarão bastante.
  1. 2008-06-05
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Na empresa que trabalho, preciso estruturar o setor de cobrança. Não tenho nenhuma experiência nessa área.
Gostaria que pudesse me ajudar, dando uma direção, por onde começar, quais características principais para estruturar um setor de cobrança.
Qualquer informação tenho certeza que me ajudará nessa direção que tenho que tomar.
  1. 2008-06-10
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Renata, para estruturar um departamento de cobrança deve-se iniciar pelo modo como terá controle sobre os títulos, clientes, contatos, agendamentos e demais necessidades do setor. Neste caso, será necessário um software que execute estas funções e existem empresas no mercado que desenvolvem alguns muito bons. Faça um levantamento e analise cada uma e peça referências se possível com clientes que utilizam, mas, já adianto, eu tive problemas com uma empresa, pois o sistema deles é muito falho com muitos defeitos e a empresa não te da suporte, não te atende ao telefone nem responde e-mails, com isso você perde dados e tem prejuízo com cálculos errados que terá que assumir a responsabilidade.
  1. 2009-06-15
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Vejo que para se estruturar um setor de Cobrança deve-se começar próativamente no setor de Crédito, ter documentação de cliente e efetuar uma análise de Crédito de todos os clientes estabelecendo limites de crédito. Para isto é preciso um Analista de crédito com experiência - existem a Equifax e Serasa que fazem o monitoramento da Carteira da clientes e avisam sobre a incidência e regularização de protestos assim você pode efetuar a manutenção de sua carteira e evitar perdas. Uma política de crédito e Cobrança é fundamental para que isso te ajude.

Para Cobrança vejo que o ideal é a cobrança à partir do segundo dia de vencimento, antes dos títulos irem à Cartório (defendo que todos os títulos devem ser encaminhados à cartório) após 7 dias e antes de protestar. O sucesso na cobrança está na insistência, mas com Educação e respeito e em alguns casos é fundamental a flexibilização para pagamento.

É um assunto muito abrangente mas vejo que analisando estes pontos terá sucesso.
  1. 2009-06-18
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Bom Dia!

Eu não gostei de nenhum sistema de cobrança que tem no mercado, consultei mais de 30. Por tal motivo, contratei uma empresa para fazer isso, pois tenho um grande conhecimento na área.

Eis umas dicas para um bom sistema:
Relatórios vários (entrada, saída, clientes, área de atuação do seu cliente, tabelas de recuperação de passivos, valores de títulos que entraram, e que foi cobrado, e o que ainda está sem cobrança)
Prazos
Emissão automática de boletos, nesse caso é bom o banco de cooperativas, é muito mais barato.

Lembre-se, sistema tem que ser funcional e prático. Existe um que é ótimo, porém, você perde muito tempo para alimentar os dados.
Boa sorte!
  1. 2009-06-19
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Na empresa que trabalho, possui um software que imprime em arquivo Excel a lista de todos os clientes inadimplentes, e para mim já basta! Com o Excel monto uma estrutura em cima destes dados que me esta rendendo quedas na inadimplência em torno de 17% a.m ninguém escapa do esquema que montei. Gente o melhor software para cobrança na minha opinião é o Excel! Lógico se você tiver conhecimento suficientes para usá-lo para este fim!
  1. 2010-01-14
  2. Cobrança
  • Página :
  • 1

Envie sua Resposta

Voltar ao Topo