Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

O e-mail pode vir a substituir a carta de cobrança? E se tornar um importante apoio ao contato telefônico? Qual a opinião de vocês?
E as empresas que contratam o serviço de recuperação de crédito, inserem devidamente o e-mail como elemento importante no cadastro dos clientes?

Respostas (11)

Olá! Como está?

Nesse ultimo semestre trocamos a carta de cobrança por e-mail, e tivemos um retorno muito satisfatório, além é claro da economia, o único problema é conseguir encontrar os devedores antigos pelo e-mail, pois as pessoas hoje mudam muito o endereço de correio eletrônico.

Mas acredito que se começar recadastrar os novos e-mails da carteira de devedores poderemos à longo prazo ver a extinção da carta comum de cobrança, com toda certeza antes do que imaginamos.
Olá,

Trabalho em um empresa que presta serviço de Cobrança, mas em nosso caso, temos um sistema totalmente automatizado e não utilizamos os e-mail´s, pois constatamos que a grande maioria PARA no anti-spam.
Cuidado ao enviar tais e-mail´s.
Ola!

Realmente, seria uma grande economia com telefone se fosse possível efetivar a cobrança por e-mail.

Mas, se já é, muitas vezes, difícil localizar o cliente/ devedor por endereço ou telefone, imagine uma cobrança enviada a um e-mail errado, com dados pessoais do devedor, imagine o que este alguém que recebeu o e-mail errado pode vir à fazer.

Na minha opinião apesar dos custos com telefonia serem muito altos, ainda é o caminho mais correto judicialmente, pois, trataremos diretamente com quem estamos cobrando.

Josi Andrade
Como trabalho com depto. de cobrança, o e-mail costuma substituir a carta de cobrança.
Para recuperação dos títulos e uma ótima ferramenta, tenho ótimo resultados com isto.
A Negociação deve ser feita mesmo que de forma lenta, mas não deixe de negociar.

• Monitore se os pagamentos estão sendo cumpridos. Envie em 30, 60 e 90 dias lembrete de negociação e chame-os para conversar. Insista que as condições sejam cumpridas.
• Se as faturas não forem pagas prontamente, incentive os clientes em atraso, com cartas registradas para provar que você está tentando uma negociação justa.
• Visite-os, se necessário, os pagamentos não são feitos na hora e não saem das negociações sem o seu empenho.
• Não faça somente uma visita. Mantenha o acompanhamento, se necessário, incluindo telefonemas regulares e lembretes. Não termine a chamada sem obter um firme compromisso de fazer um pagamento.
• Proponha o pagamento em cheques, promissórias, bens, etc.
• Revise os crédito regularmente, para qualquer alteração no aumento dos níveis de endividamento. Clientes devedores de longa data são os maiores riscos de crédito.

Damaris da Rocha Reis
Na empresa em que trabalho utilizamos tanto carta como e-mail, e temos um ótimo resultado no final do mês. Na carta, quando o devedor vem pagar, nós embutimos na negociação o valor gasto na carta, assim minimizamos os prejuízos.

Eduardo Tavares
Estou usando muito na empresa em que trabalho o envio de SMS, está surtindo efeito.
Importante observar se o e-mail chega a quem decide e não estará disposto em um e-mail geral onde outras pessoas têm acesso. Por se tratar de cobrança, o assunto é específico e não pode escandalizar, ridicularizar ou expor situações de seus clientes. Mande e-mail ao proprietário ou diretor (e-mail particular), com muita clareza. A mesma atenção deve ser feita com as correspondências abertas (fax ou cobrança em geral), pois podem cair em mãos de funcionários e estes divulgarem abertamente ou deixar sobre qualquer mesa onde clientes ou terceiros tenham acesso.

Toda correspondência de cobrança deve ter DEPARTAMENTO e NOME de pessoa responsável para recebê-la, de preferência com A.R., servindo, inclusive com subsídio a uma Ação Judicial de Cobrança, posteriormente.



Saudações!
Bom dia,

Estou implementando cobrança por e-mail na empresa que trabalho, se trata de cobrança massiva (enviamos esse e-mail para aproximadamente 30 mil clientes, avisando o vencimento das faturas dos clientes). Entretanto, percebo alguns problemas.

Os clientes demoram muito a ler os e-mails (muitas vezes depois do vencimento), o que perde o foco da ação. E muitos clientes que lêem e pagam antes do vencimento, já são clientes que normalmente já pagam no momento certo.

Estou buscando novas alternativas para essa ferramenta.

Vocês possuem alguma experiência neste tema (positiva ou negativa)? Algo que possa ajudar a criar uma nova utilidade para esta ferramenta?

Desde já agradeço,
Rafael
Oi!

Gostaria de saber se cobrança através de e-mail é ilegal?

Estou pensando em implantar esta ferramenta aqui na empresa, mas, fui informada que é contra a Lei efetuar cobranças por e-mail.

Obrigada!
Boa Tarde,

Nossa empresa trabalha com vendas de peças sendo que temos um departamento proprio de cobranças implantado na empresa para agir, A cobrança por e-mail tem ajudado muito, ja que hoje o acesso ao e-mail pode se fazer apartir de poucos instantes de qualquer lugar pelo smartphone. notebooks...

Como temos Representantes que nos mantem interligados com os clientes/devedores, sempre mandamos os e-mails de cobrança com copia para o Representante responsavel ou Supervisor de Vendas, Os mesmos tem grande Contato com o Cliente/Devedor e assim facilita a ligação ate o mesmo.

A carta cobrança é muito importante claro, porem desde que trabalho com Cobranças o eficacia do E-mail tem se demonstrado Maior!

Sucesso!

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