Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Quando uma empresa entra em recuperação judicial (antiga concordata), quais são as chances de recebermos? E qual o procedimento que devemos seguir?

Respostas (3)

Boa tarde!

Tem que ter o número do processo, para fazer uma habilitação de crédito.

A empresa devedora tem um prazo de até 90 dias para apresentar uma proposta de pagamento parcelado do débito. Com isso, será feito um acordo no processo.

Para realizar estes procedimentos, você precisará de um advogado.
Este é um assunto da moda. Só este mês deparei com 02 situações de RECUPERAÇÃO JUDICIAL.

O primeiro ponto é saber se o seu crédito está QUIROGRAFÁRIO.
Verifique se o seu crédito está habilitado no processo, ou seja, se o devedor o incluiu. Em caso negativo, obtenha o número do processo (contrate um advogado) e faça a inclusão judicialmente.
O devedor tem prazo para apresentar um plano de recuperação judicial que poderá ser contestado pelos credores. Caso os credores não aceitem o plano, ocorre a convolação em falência (o juiz decreta a falência) o que não é interessante para ninguém. Se o plano for viável (o juiz determina que um perito o analise) o devedor terá um prazo para liquidar, mensalmente, um % a todos os credores. Se o devedor não tiver condições de tocar o negócio (caráter ou desídia) os credores poderão se reunir em Assembléia e pleitear a gestão da empresa dele, afastando-o dos negócios até o término do plano.

De qualquer forma, a Recuperação Judicial é sempre melhor do que a perda do negócio inclusive esta empresa poderá se recuperar e voltar a ser um bom cliente. Pense nisto.

Espero ter ajudado.

Ivan

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.