Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Minha empresa propõe a clientes que geralmente atrasam pagamentos a opção de desconto condicional de 5% pela antecipação do recebimento em 10 dias do vencimento.

Porém o departamento comercial não considera essa estratégia vantajosa porque utilizam a opção do desconto incondicional de 5% como estratégia de vendas, e alegam que a empresa perde quando dá o desconto na antecipação da duplicata. Quando devo utilizar o desconto condicional e quais suas vantagens?

Respostas (3)

O desconto condicional é mais interessante quando o nível de inadimplência está alto e com uma grande quantidade de dias de atraso. Não adianta por exemplo o cliente te deve um valor nominal e você propor a ele desconto sobre este valor. O interessante neste momento é atualizar o débito e oferecer, a depender da dificuldade, um desconto sobre o valor total.
O desconto condicional é uma boa maneira de diminuir as liquidações com atraso, porém deve ser amarrada ao histórico do cliente, que por sua vez deve ser fator para diminuir o desconto comercial. Ou seja, cliente que tem histórico de constantes atrasos não deve ter direito a desconto comercial no momento da venda e esse desconto sim deverá ser convertido para desconto condicional na liquidação das faturas em dia. Pagou em dia ganhou desconto; pagou em atraso perdeu o desconto e ganhou juros.
Bom dia,

Depende de seu ponto de vista e qual função pretende atingir, se seu objetivo for condicionar o pagamento em dia visando a movimentação do capital da sua empresa prematuramente, estando dentro do percentual da negociação que fechou com cliente cobrindo os gastos e visando o ressarcimento, além de receber o valor da negociação, você terá em menos tempo o valor em caixa, não existe uma desvantagem se a negociação for feito dentro dos percentuais básico de recuperação ou seja você analisa antes de fechar o acordo seguro visando lucro, mais em certas negociações geralmente na complexidade você visa receber até mesmo o nominal, acredito para uma renegociação direta de débito é vantajoso e recebimento na certa.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.