Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

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  1. Cobrança
  2. Terça, 09 Maio 2017
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Boa tarde Pessoal,

Alguém poderia me ajudar com um modelo de carta?

Preciso encaminhar para todos os cliente, uma carta, informando que a partir do próximo mês, caso não haja pagamento na data de vencimento, será cobrado juros e multa.

Por eu não estar cobrando juros e multa por atraso, os clientes estão pagando em qualquer data e está virando bagunça, por este motivo irei encaminhar está carta para que eles fiquem cientes que se atrasar irá ter multa e juros.

Por favor, alguém consegue me ajudar?

Obrigada desde já.
:D
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Olá, Talita!

Essa é uma ótima medida a ser tomada.

Você já deve ter percebido que os clientes preferem pagar primeiro os outros fornecedores que já estão cobrando juros e multa por atraso.

É normal que os clientes deixem para pagar por último aqueles fornecedores que cobram os juros menores. Imagine então um fornecedor que não cobra juros...

Outra coisa que o cliente olha para decidir quem vai pagar primeiro é se o boleto tem instrução automática de protesto. Mas, para o seu caso cobrar os juros já vai melhorar bastante o problema dos atrasos no pagamento.

O percentual dos juros de mora são convencionados entre as partes, ou seja, o fornecedor informa para o cliente quais são as suas condições para vender a prazo.

Somente na ausência dessa convenção ou quando houver limitação específica é que serão aplicados os juros determinados pela lei.

Para elaborar o comunicado você deve usar uma linguagem e argumentos adequados ao seu perfil de cliente.

Os argumentos usados para pessoas físicas são diferentes dos argumentos usados para pessoas jurídicas.

Segue uma sugestão de modelo para comunicado para clientes PJ:

“Prezado cliente,

Para atender a finalidade social no fornecimento de produtos e serviços é necessário garantir e preservar a saúde financeira da empresa.

Por isso, reiteramos aos nossos clientes que para a manutenção da sua linha de crédito junto a EMPRESA XYZ, é importante efetuar os pagamentos nos prazos negociados.

Neste sentido, informamos que a partir de 01 de junho de 2017 serão aplicados multa e juros sobre os pagamentos em atraso, conforme segue:

- Multa por atraso de 2%;
- Juros de mora de 0,1% ao dia.

Essa medida tem por objetivo garantir o fluxo de caixa saudável e a manutenção das facilidades de pagamento oferecidas aos nossos clientes.

Certos da sua compreensão e fortalecimento da nossa parceria.

Atenciosamente

FULANO DE TAL
EMPRESA XYZ LTDA.”

O ideal é enviar esse tipo de comunicado apenas para os clientes que atrasam os pagamentos.

Se você precisar cobrar os juros que não forem pagos, poderá usar o nosso Modelo de Nota de Débito para Cobrança de Juros.

Acesse esse link para solicitar o modelo:
https://www.creditoecobranca.com/modelo-de-nota-de-debito-para-cobranca-de-juros

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira
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