Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Boa tarde, pessoal!

Quais são as soluções para que as ligações de cobrança tenham menor custo?
Principalmente os DDD’s “monstruosos” para celular!

Respostas (9)

Aqui, em nossa Instituição, utilizamos muitas cartas para realizarmos as cobranças e sempre registramos o envio no nosso sistema. Acreditamos que reduz o custo.
A melhor forma que existe hoje para economizar em ligações é através do sistema VOIP! A ligação é gratuita para qualquer fixo do mundo!
Poderia me explicar como foi o processo de implantação do voip no seu local de trabalho?
Hoje, temos diversas empresas que dão taxas excelentes, o fato é que depende muito do volume da “minutagem” que você usa.
Fora esta solução, temos a tecnologia das URAs, e SMS, que são recados eletrônicos, via texto no celular, e URA (Unidade de Resposta Audível/ Automática) para telefone fixo, mas depende do tipo de produto ou carteira que você estará trabalhando, tem carteiras que não dão bons resultados com cobranças eletrônicas, e muito menos cartas. Pois, ainda temos o público que quer falar com a empresa para negociar.
Hoje, a carta está "descartada"; É usada sim, porém, com estudo estratégico da carteira, para avaliar qual forma ou região que deve-se enviada.
Em nossa empresa quem efetua a cobrança é o próprio vendedor em suas visitas quinzenais, não havendo a necessidade de gastos com ligações. E posso garantir, nosso índice de inadimplência é praticamente insignificante.
Trabalhar com e-mail é muito importante.

Eu faço um contato telefônico, negocio algo, e anoto um e-mail, na data combinada eu envio a cobrança por e-mail e vou recebendo as respostas, se positiva, OK, se negativas, eu volto à ligar ou tentar, por e-mail mesmo, negociar algo.

Antes de ligar certifique-se que você tem todas as informações necessárias por perto, calculadora, relatórios, sistema funcionando e tudo mais. Para que se fale apenas o necessário, porém não corra com a ligação, isso deixa a impressão de que você quer se livrar de uma vez do cliente e isso não é bom.

Espero ter ajudado.
Tente utilizar de sms via e-mail sai muito mais em conta.
porque havendo um mínimo de interesse por parte do devedor, ele mesmo te liga e aí você já economiza.
abraços!
Com relação ao DDD, encontramos aqui na empresa uma enorme economia
usamos o Skype, ou seja você liga para qualquer lugar do Brasil do seu PC para telefone fixo, pagando R$ 20,00 (com impostos) tendo direito a 400 minutos de ligações, independente do local.
Marcelo, bom dia!

Como funciona a cobrança via vendedor?
Qual loja você trabalha e como fez para os vendedores entenderem a cobrança?

Att.
Pereira

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