Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Como posso cobrar juros de mora de uma duplicata paga em cartório? Como devo notificar o cliente? Devo cobrar os juros de mora a parti do dia de vencimento que consta na nota fiscal até a data de pagamento em cartório, isso? Vejo na internet comentando da nota de débito como funciona para emissão da mesma? Qual importância da mesma ?

Resposta Aceita

Olá, Bruna!

Se o cliente fez o pagamento em cartório sem juros, você deve fazer a cobrança amigável desses encargos (não pode protestar ou negativar).

Você deve cobrar desde o vencimento até o dia do pagamento em cartório.

Tecnicamente você pode cobrar na justiça. Mas, dificilmente compensa os custos e o desgaste de um processo judicial.

Se o cliente mantém um relacionamento com a sua empresa, você poderá bloquear o fornecimento ou atendimento até o pagamento dos encargos devidos.

A nota de débito é um documento que você mesmo pode elaborar, e serve para demonstrar um débito ou crédito existente junto a sua empresa.

O ideal é criar uma rotina de gerar automaticamente (ou na mão mesmo) a nota de débito com boleto/pix integrado e enviar para todos os clientes que ficarem com débitos de encargos pendentes.

Se precisar de um modelo de nota de débito, baixe essa no site:
https://www.creditoecobranca.com/modelo-de-nota-de-debito-para-cobranca-de-juros

Para aprender mais sobre crédito e cobrança, conheça meus cursos e treinamentos.

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira
Conheça também os meus cursos online:
https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-avancado-de-cobranca-120.png https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-formacao-de-analistas-de-credito-120.png

Respostas (1)

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma respostaVocê precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.