Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Faz dois anos que trabalho no departamento de credito e cobrança de uma empresa, até hoje nunca apresentei meu trabalho ao meu chefe. Por isso, preciso de uma ajuda. Como devo fazer isso?

Colocar em gráficos com porcentagens? Ou em relatórios dizendo a resposta que cada cliente me dá?

Respostas (3)

Para você apresentar um resultado de Inadimplência, você deve ter em mãos todas as ferramentas necessárias para começar. Como por exemplo, Resultado das vendas, destas vendas o que foi recebido. Daí você pode começar fazer o controle da sua inadimplência.
Obrigado, foi de grande importância seu conhecimento.

Vou utilizar esse método em meu trabalho.
Prezada Milena,

Não posso te responder qual é a melhor forma, mas posso te dizer o meu caso.

No meu caso, preparei um relatório sintético (sem muito detalhe) demonstrando os números da minha gestão comparando com a gestão anterior, mostrando o crescimento na recuperação de dívidas; diminuição do PMR (prazo médio de recebimento) pagamentos efetuados com menos dias de vencidos; e diminuição da inadimplência que chegava a 90 dias de vencido.

Junto coloquei um documento relatando as ações que foram feitas para chegar no patamar ideal de cobrança para o segmento da empresa, por ex.: foi criado uma política de cobrança com todo procedimento a ser adotado pela cobradoras, visando um padrão de cobrança; envio de carta de cobrança com 15 dias; contratação do Serasa para negativação; política de concessão de crédito mais rígida; contratação de empresa de cobrança terceirizada para os títulos com mais de 90 dias, com visitas para negociações e acordos.

Depois disso, me solicitaram que esse relatório fosse mensal, e recebi uma promoção após dois meses.

Espero ter ajudado em alguma coisa, com a experiência que tive.

Abraço,

Renato Silva.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.