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Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança
Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
Olá...
Trabalho na cobrança de uma empresa voltada ao setor de construção civil, hoje meu grande problema é fazer "acontecer" a cobrança...
Será que alguém pode me ajudar???
Nunca trabalhei nessa área e gostaria de opiniões, de como por exemplo cobrar...
O que falar...???
Será que algum pode me ajudar..
Desde já fico grata
Trabalho na cobrança de uma empresa voltada ao setor de construção civil, hoje meu grande problema é fazer "acontecer" a cobrança...
Será que alguém pode me ajudar???
Nunca trabalhei nessa área e gostaria de opiniões, de como por exemplo cobrar...
O que falar...???
Será que algum pode me ajudar..
Desde já fico grata
Respostas (19)
Fabiana. É muito importante a apresentação e a cordialidade. A abordagem deve ser simples e objetiva e devemos usar sempre a famosa expressão: constam em nossos arquivos uma pendência financeira no valor de _________, e gostaríamos de estar agendando uma data para regularização. É muito importante fazer um "pós-venda", ou seja, se a sua empresa oferece uma prestação de serviços, saber se o cliente foi suprido da sua necessidade, se este ficou satisfeito com o trabalho realizado ou bem adquirido. O resto você vai pegando no decorrer do tempo. Boa sorte amiga!
Sou novato na área de cobrança e trabalho com crediário.
Qual o melhor prazo para iniciar uma cobrança e como devo efetuar a cobrança (algumas frases).
Qual o melhor prazo para iniciar uma cobrança e como devo efetuar a cobrança (algumas frases).
Acho que o melhor é ter calma e paciência...
Além de analisar o histórico de pagamentos, se for um cliente que normalmente atrasa muito, faça uma cobrança mais objetiva...
Espero ter ajudado
Além de analisar o histórico de pagamentos, se for um cliente que normalmente atrasa muito, faça uma cobrança mais objetiva...
Espero ter ajudado
Olá, o prazo deve ser definido conforme seu ramo de atuação, pelo contrato, etc. Normalmente, quanto antes, melhor será chance de recuperação.
Quanto a abordagem, por favor, tome apenas cuidado em ser Cortez, educado, evitar erros de concordância e de português. Cuidado com gíria e dicção, e PRINCIPALMENTE evitar ao máximo gerúndio, por exemplo:
"vou estar enviando" = vou enviar
"vou estar agendando seu pagamento para .. " = vou agendar o pagamento para ...
Quanto a frases é complicado, depende o que você vai cobrar. Peça a seu superior lhe ajudar na elaboração de Script.
Quanto a abordagem, por favor, tome apenas cuidado em ser Cortez, educado, evitar erros de concordância e de português. Cuidado com gíria e dicção, e PRINCIPALMENTE evitar ao máximo gerúndio, por exemplo:
"vou estar enviando" = vou enviar
"vou estar agendando seu pagamento para .. " = vou agendar o pagamento para ...
Quanto a frases é complicado, depende o que você vai cobrar. Peça a seu superior lhe ajudar na elaboração de Script.
A forma de abordagem é relativa ao ramo de atividade da empresa. Até mesmo por que você vai cobrar de "pessoas" que podem vir a comprar novamente de você ou não. Eu trabalho no ramo de confecção e sempre na primeira ligação ao devedor, procuro abordar assim: (Depois de toda apresentação) Não localizamos o pagamento da duplicata vencida (tal dada). Nesta hora se o cliente não tiver pago ele já vai iniciar as explicações, e se já tiver pago só peço pra passar um fax do comprovante, pois o banco ainda não passou o comprovante (isso pode acontecer mesmo). Se o cliente não tiver pago, já entro com negociação/agendamento para pagamento.
Fiz minha cobrança por telefone, e meu cliente agendou nova data para o pagamento. E o mesmo descumpriu o acordo. Dei comanda de instrução de protesto e recebi imediatamente. Mas, estou aflita, pois, dez por cento de meus clientes atrasam o pagamento e só recebo após este procedimento.
Rosemary, após certo período de experiência na cobrança de uma empresa, já sabemos quais os cliente que inevitavelmente serão inadimplentes. Então hoje, antes de qualquer contato com o cliente, procuro ver o histórico de pagamento, quantos dias costuma atrasar, se houve antes tentativas frustradas de acordo. E, se analisando chego à conclusão de que o cliente realmente só efetuará pagamento em cartório, não há outra opção, no momento da cobrança sou categórica, e quem dita o prazo ao cliente sou eu.
E por exemplo, se ele me promete efetuar pagamento daqui a 03 dias, hoje eu cadastro a instrução dando um prazo de 04 dias. Assim, se não cumprir o acordo, chegará o comunicado do banco.
Espero ter ajudado...
E por exemplo, se ele me promete efetuar pagamento daqui a 03 dias, hoje eu cadastro a instrução dando um prazo de 04 dias. Assim, se não cumprir o acordo, chegará o comunicado do banco.
Espero ter ajudado...
Eu trabalhava com cobrança de cartão de crédito, pl, carne e cheque.
Sempre perguntava pela pessoa pelo 1º nome e evitava dizer de onde falava (para evitar que a pessoa não me atenda)
Meu “script” era assim:
- Por gentileza a Maria.
- Oi, Sra, Maria aqui quem fala é Natália da empresa tal, preciso passar algumas informações importantes referentes a seu cartão. Mas, por medidas de segurança me confirme alguns dados (dados conf.)
- Bom, a sra. possui tal produto, que está em aberto à “tantos” dias, com seu cartão bloqueado, seu nome no SPC e Serasa.
- O pgto. será efetuado amanhã.
Esse era o “script” básico, depois era só trabalhar com as objeções do cliente.
Lembrando que cada cliente é diferente, aí a sua maneira de agir deve mudar.
Sempre perguntava pela pessoa pelo 1º nome e evitava dizer de onde falava (para evitar que a pessoa não me atenda)
Meu “script” era assim:
- Por gentileza a Maria.
- Oi, Sra, Maria aqui quem fala é Natália da empresa tal, preciso passar algumas informações importantes referentes a seu cartão. Mas, por medidas de segurança me confirme alguns dados (dados conf.)
- Bom, a sra. possui tal produto, que está em aberto à “tantos” dias, com seu cartão bloqueado, seu nome no SPC e Serasa.
- O pgto. será efetuado amanhã.
Esse era o “script” básico, depois era só trabalhar com as objeções do cliente.
Lembrando que cada cliente é diferente, aí a sua maneira de agir deve mudar.
Oi, Fabiana!
Sua orientação foi fundamental para o meu departamento funcionar. Hoje, domino bem. Foi tão importante sua dica que não preciso do cartório, apenas do SPC. Estou tentando ter um bom programa de cobrança no computador, que é importante para uma boa organização.
Um abraço!
Sua orientação foi fundamental para o meu departamento funcionar. Hoje, domino bem. Foi tão importante sua dica que não preciso do cartório, apenas do SPC. Estou tentando ter um bom programa de cobrança no computador, que é importante para uma boa organização.
Um abraço!
Cara Fabiana,
De tudo isso é importante lembrar que a figura do cobrador não existe mais, aquela pessoa que liga para o devedor e simplesmente o cobra. Entrou em cena a figura do negociador, aquele que juntamente com o devedor encontra uma solução para a pendência, dependendo do caso/situação, fórmulas pré-estabelecidas nem sempre dão certo, pois o problema de um devedor nem sempre é o mesmo do outro, então descobrir a particularidade que o levou a inadimplência é muito importante.
Com o advento do Código de Defesa do Consumidor - CDC, o que se tem de tomar cuidado é com a questão da coerção, da ameaça, pois já presenciei muitos casos em que passamos a dever para o devedor, em função de uma abordagem desastrosa na recuperação do crédito.
Um abraço!
João Bosco
De tudo isso é importante lembrar que a figura do cobrador não existe mais, aquela pessoa que liga para o devedor e simplesmente o cobra. Entrou em cena a figura do negociador, aquele que juntamente com o devedor encontra uma solução para a pendência, dependendo do caso/situação, fórmulas pré-estabelecidas nem sempre dão certo, pois o problema de um devedor nem sempre é o mesmo do outro, então descobrir a particularidade que o levou a inadimplência é muito importante.
Com o advento do Código de Defesa do Consumidor - CDC, o que se tem de tomar cuidado é com a questão da coerção, da ameaça, pois já presenciei muitos casos em que passamos a dever para o devedor, em função de uma abordagem desastrosa na recuperação do crédito.
Um abraço!
João Bosco
Sempre trabalhei com cobrança e ate hoje só passei por três empresas. Comecei na do meu pai. Depois, trabalhei no centro da cidade, pra outra empresa. E depois, abri minha própria assessoria de cobrança.
Sempre tive um bom dialogo com os clientes. E sempre evitei seguir scrips, essas coisas. Acredito que, ou a pessoa tem jeito, ou não tem.
ACHO QUE A PESSOA DEVE SER O MAIS NATURAL POSSÍVEL E SEMPRE MOSTRAR O INTUITO DE AJUDAR O DEVEDOR.
Sempre tive um bom dialogo com os clientes. E sempre evitei seguir scrips, essas coisas. Acredito que, ou a pessoa tem jeito, ou não tem.
ACHO QUE A PESSOA DEVE SER O MAIS NATURAL POSSÍVEL E SEMPRE MOSTRAR O INTUITO DE AJUDAR O DEVEDOR.
Olá, Fabio!
Meu nome é Viviane, trabalho numa empresa de confecções. No momento estou pedindo uma ajuda para que eu obtenha mais resultados nas cobranças.
Eu estou tentando renegociar com alguns clientes, e queria saber se você pode me ajudar, dando dicas do que posso fazer?
Trabalhamos com boletos e duplicatas mercantis
Espero a resposta,
Obrigada!
Meu nome é Viviane, trabalho numa empresa de confecções. No momento estou pedindo uma ajuda para que eu obtenha mais resultados nas cobranças.
Eu estou tentando renegociar com alguns clientes, e queria saber se você pode me ajudar, dando dicas do que posso fazer?
Trabalhamos com boletos e duplicatas mercantis
Espero a resposta,
Obrigada!
Boa noite !
Trabalhei 13 anos em uma loja de presentes, papelaria e brinquedos, sendo que fui gerente da mesma por mais ou menos 4 anos.
No caso de cobranças, atuávamos com cobrança por telefone e juntamente com cobrador externo.
À priori, ligávamos e tentávamos uma negociação imediata após 15 dias. Isso dava muito impacto e resultados.
Nas cobranças mais antigas, precisava de mais jogo de cintura e agilidade, tentar re-parcelar, baixar os juros.
Fazer com que o devedor vá até o estabelecimento já é grande coisa. Se conseguir, você já acertou com certeza!
O cobrador deve ser um detetive e não pode desistir!
Trabalhei 13 anos em uma loja de presentes, papelaria e brinquedos, sendo que fui gerente da mesma por mais ou menos 4 anos.
No caso de cobranças, atuávamos com cobrança por telefone e juntamente com cobrador externo.
À priori, ligávamos e tentávamos uma negociação imediata após 15 dias. Isso dava muito impacto e resultados.
Nas cobranças mais antigas, precisava de mais jogo de cintura e agilidade, tentar re-parcelar, baixar os juros.
Fazer com que o devedor vá até o estabelecimento já é grande coisa. Se conseguir, você já acertou com certeza!
O cobrador deve ser um detetive e não pode desistir!
Este mês, estou entrando em uma empresa de cobrança de cartão de crédito.
Estou precisando de algumas dicas específicas de como agir diante de várias situações.
Por exemplo:
- quando o devedor alegar desemprego, doença;
- quando o devedor não quer que liguemos, dizendo que quando conseguir dinheiro vai ligar;
- quando o devedor não quer pagar mesmo.
Gostei das dicas de uma amiga em relação ao SPC. Mas, todas as faturas que eu cobro são de clientes já registrados no SPC.
Por isso, preciso de vários tipos de argumentos.
Beijos!
Me ajudem!
Lau
Estou precisando de algumas dicas específicas de como agir diante de várias situações.
Por exemplo:
- quando o devedor alegar desemprego, doença;
- quando o devedor não quer que liguemos, dizendo que quando conseguir dinheiro vai ligar;
- quando o devedor não quer pagar mesmo.
Gostei das dicas de uma amiga em relação ao SPC. Mas, todas as faturas que eu cobro são de clientes já registrados no SPC.
Por isso, preciso de vários tipos de argumentos.
Beijos!
Me ajudem!
Lau
Trabalho em uma empresa em que a maior parte de seu faturamento é de venda externa, e com isso, tenho muitos casos que não consigo receber, pois, a cobrança é feita por telefone ou por meio do próprio vendedor. Gostaria de saber se alguém tem alguma idéia para eu mudar esta situação?
Olá, tenho 19 anos e acabei de ingressar num escritório de cobranças e queria muito da ajuda de vcs porque eu não tenho idéia do que eu tenho que fazer. Vou trabalhar com o sistema Network de cobranças só que meu chefe até hoje não me explicou nada do que eu tenho que fazer e eu estou a cada dia mais nervosa, tremo, choro. Pois, quero aprender mas não tem quem me ensine e diga o que eu tenho que fazer, pois no escritório por enquanto só tem eu e ele. Por favor, me ajudem!
Desde já agradeço muito a compreensão!
Desde já agradeço muito a compreensão!
Bom dia a todos...
Galera, fico feliz por estarem compartilhando experiências relacionadas a cobrança, quando coloquei este tópico, há +/- quatro anos atrás, não imaginava que haveria retorno.
Este site, é muito bom!
E o melhor é saber que posso contar com colegas que compartilham o que sabem.
Bjo a todos...
Galera, fico feliz por estarem compartilhando experiências relacionadas a cobrança, quando coloquei este tópico, há +/- quatro anos atrás, não imaginava que haveria retorno.
Este site, é muito bom!
E o melhor é saber que posso contar com colegas que compartilham o que sabem.
Bjo a todos...
Boa noite, a todos!
Sou instrutora de cursos profissionalizantes e gostaria de obter ajuda para transmitir aos alunos uma rotina básica na área de cobrança e crédito, meu objetivo e também fazer simulações para aproximá-los do dia-a-dia de uma empresa que trabalha com cobrança e credito.
Desde de já agradeço.
Silvana - Embu.
Sou instrutora de cursos profissionalizantes e gostaria de obter ajuda para transmitir aos alunos uma rotina básica na área de cobrança e crédito, meu objetivo e também fazer simulações para aproximá-los do dia-a-dia de uma empresa que trabalha com cobrança e credito.
Desde de já agradeço.
Silvana - Embu.
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