Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Gostaria de saber se posso emitir a carta de anuência após receber o termo de confissão de dívida do cliente.

Resposta Aceita

Olá, Cristina!

As respostas abaixo do Jhon e do Diego estão corretas para duas situações diferentes.

Para saber se podemos emitir a carta de anuência depois de firmar o termo de confissão de dívida com o devedor, precisamos verificar se nesta confissão de dívida foi definido o termo de acordo com novação de dívida.

O ponto principal é essa novação de dívida.

O efeito da novação de dívida é extinguir a dívida anterior e criar uma nova dívida.

Se na confissão de dívida houver o termo de acordo de pagamento com novação de dívida, a dívida anterior será extinta e, portanto, devemos sim fornecer a carta de anuência ao devedor.

Após a novação da dívida, se o devedor não cumprir com o acordo de pagamento você poderá protestar ou executar essa nova dívida.

Carta de Anuência, Protesto e Novação são assuntos que estudamos no Curso Avançado de Cobrança e Recuperação de Créditos.

Conheça o curso completo acessando Esse Link

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira
Conheça também os meus cursos online:
https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-avancado-de-cobranca-120.png https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-formacao-de-analistas-de-credito-120.png

Respostas (3)

Verifique se no modelo usado por você não consta alguma cláusula obrigando a emissão da Carta de Anuência.

Na maioria dos casos que resolvo, emito a “CA” sem problemas, pois a Confissão e a Novação que faço são títulos executivos, garantidos por Notas Promissórias. No caso de descumprimento de alguma parcela, é só protestar a “NP” correspondente, e se necessário, executar o contrato.
Caro amigo, com a carta de anuência o cliente estará baixando os débitos totais no cartório de sua jurisprudência, se você emiti-la estará correndo o direito de cobra-lá , caso o cliente não honre com o descrito na confissão. Minha opinião pessoal, e qual pratico, é de somente emitir C.A com pagamento em moeda corrente nacional, para não haver concomitantemente depreciações de déficits.

Saudações

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.