Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Olá.

Iniciei há 3 meses em uma empresa como coordenadora de crédito e cobrança.
O departamento da empresa está totalmente desestruturado e eu tenho o desafio de mudar todos os paradigmas e processos. Porém, eu também anteriormente não havia trabalhado nesse setor.
Gostaria de receber uma orientação ou fazer algum curso na área.
Um dos pontos que me preocupam muito é o cálculo de juros para negociação de títulos vencidos e de parcelamentos. Eu não sei qual taxa de juros aplicar e como eu encontro base legal para aplicar tal taxa.
Existem algum material que possa me ajudar nesse sentido.
Muito obrigada.

Tais.

Respostas (3)

Boa noite!

Normalmente aplicamos o custo financeiro do segmento da empresa, ou seja, o percentual que a sua empresa deixa de lucrar pelo atraso. Pelo faturamento você consegue chegar nesse valor. Nossa empresa opera dentro de 3,5% a 6%.

Não diria que é o correto, mas sem dúvida o mais justo.

Sds,
Pessoal,

Bom dia!

Eu aplico normalmente a taxa de juros de mercado. Porque uma fatura de cartão pode cobrar até 18% a.m. e a empresa de cobrança precisa cobrar 1%? Estou aplicando 6 à 7% a.m. e dou um ótimo desconto no final. A Conceito trabalha assim e tem tido bons resultados.
Boa Tarde, Tais!

Em média as empresas de cobrança aplicam 10% de multa, 2% ao mês mais a comissão e o IGPM. Isso pode ser considerado ilegal.

Uma tarifa aceitável mas também sem amparo legal é 10% de multa mais 2% ao mês. Sem cobrar nenhuma despesa por cobrança terceirizada.

Finalmente o amparo jurídico segundo as jurisprudências, tem sido, 2% de multa, mais a taxa média de mercado segundo o Banco Central, este mês ficou em 1,8% por exemplo. A capitalização da mora é proibida assim não é admissível juridicamente o juro sobre juro.

Espero ter ajudado.

Att.,
Anderson Ribeiro.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.