Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Olá.

Iniciei há 3 meses em uma empresa como coordenadora de crédito e cobrança.
O departamento da empresa está totalmente desestruturado e eu tenho o desafio de mudar todos os paradigmas e processos. Porém, eu também anteriormente não havia trabalhado nesse setor.
Gostaria de receber uma orientação ou fazer algum curso na área.
Um dos pontos que me preocupam muito é o cálculo de juros para negociação de títulos vencidos e de parcelamentos. Eu não sei qual taxa de juros aplicar e como eu encontro base legal para aplicar tal taxa.
Existem algum material que possa me ajudar nesse sentido.
Muito obrigada.

Tais.

Respostas (3)

Boa Tarde, Tais!

Em média as empresas de cobrança aplicam 10% de multa, 2% ao mês mais a comissão e o IGPM. Isso pode ser considerado ilegal.

Uma tarifa aceitável mas também sem amparo legal é 10% de multa mais 2% ao mês. Sem cobrar nenhuma despesa por cobrança terceirizada.

Finalmente o amparo jurídico segundo as jurisprudências, tem sido, 2% de multa, mais a taxa média de mercado segundo o Banco Central, este mês ficou em 1,8% por exemplo. A capitalização da mora é proibida assim não é admissível juridicamente o juro sobre juro.

Espero ter ajudado.

Att.,
Anderson Ribeiro.
Pessoal,

Bom dia!

Eu aplico normalmente a taxa de juros de mercado. Porque uma fatura de cartão pode cobrar até 18% a.m. e a empresa de cobrança precisa cobrar 1%? Estou aplicando 6 à 7% a.m. e dou um ótimo desconto no final. A Conceito trabalha assim e tem tido bons resultados.
Boa noite!

Normalmente aplicamos o custo financeiro do segmento da empresa, ou seja, o percentual que a sua empresa deixa de lucrar pelo atraso. Pelo faturamento você consegue chegar nesse valor. Nossa empresa opera dentro de 3,5% a 6%.

Não diria que é o correto, mas sem dúvida o mais justo.

Sds,

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.