Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Oi, pessoal!

Trabalho à 10 anos como analista de crédito de veículos. E atualmente estou trabalhando como analista de crédito pessoa jurídica (telecomunicações).

Gostaria de trocar algumas informações sobre analise de crédito de pessoa jurídica neste ramo.

- Qual tipo de documentação é solicitada?
- Quais as ferramentas que se usa para este tipo de analise?
- Qual tipo de informação precisa constar relatório gerencial? Teria algum modelo?

Obrigado!

Resposta Aceita

Olá, Angela!

Como o Celso mencionou, a política de crédito (formalizada e atualizada) é a base de trabalho da área de gestão de crédito da empresa.

E como o Eduardo Coutinho disse, Analise de Pessoa Jurídica é assunto para um curso inteiro.

Além das ótimas dicas postadas aqui, quero acrescentar é a importância das informações restritivas e positivas na analise de crédito. São essas informações que terão maior peso na decisão de crédito (pontualidade e nível de atraso, relacionamento no mercado, ocorrências negativas, crédito na praça e densidade comercial).

Aproveito para te convidar a conhecer o meu curso on-line de Formação de Analistas de Crédito:
https://www.creditoecobranca.com/curso-analise-de-credito

Grande abraço,

Dr. Denis Siqueira
Conheça também os meus cursos online:
https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-avancado-de-cobranca-120.png https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-formacao-de-analistas-de-credito-120.png

Respostas (5)

Olá Angela,

Primeiramente deve procurar informações sobre a Política de Crédito existente na empresa para qual você trabalha. Caso não haja uma “Política de Crédito” devidamente constituída entendo que deverá ser elaborada, pois na área de Crédito, tanto para PF como para PJ deve haver regras à serem seguidas.

Quanto a documentação:
Saiba que papel aceita tudo (exceto os oficiais devidamente autenticados). Como sugestão recomendo que você solicite aos clientes os seguintes documentos para que possa realizar análise qualitativa e quantitativa:

- DOCUMENTOS ENVIADOS PELO CLIENTE: Ficha Cadastral devidamente assinada; Contrato Social e Última alteração (ou alterações caso a ultima não seja consolidada; Balanços (últimos 3 exercícios), Balancete atualizado; relação de faturamento (últimos 12 meses e previsão para os próximos 12 meses; se empresa prestadora de serviços (relação dos serviços executados nos últimos 3 anos, em execução e a executar; Imposto de renda dos sócios; documentos (RG, CPF e comprovante de endereço dos sócios; Relação de bens de propriedade da empresa.

- DOCUMENTOS COMPLEMENTARES QUE PODERÁ OBTER: Serasa/Equifax/SPCs; Cartão do CNPJ; Sintegra; Certidões (Receita Federal, Estadual, INSS, FGTS), outros emitidos ON-LINE que julgar necessário.

Quanto a Ferramentas:
Recomendo a utilização de um bom sistema de análise e classificação de risco (Rating) para auxiliá-la na tomada de decisão.

Quanto ao Relatório Gerencial:
As informações deverão ser aquelas solicitadas pelo seu superior imediato. Caso não exista deverá elaborar com base na Política de Crédito da sua empresa.

Espero ter ajudado.
Boa tarde!

Trabalho com análise de crédito de pessoa jurídica para concessão de crédito de mobilidade (telefonia móvel). Meu questionamento é:
Hoje utilizamos várias ferramentas como STC/ Siebel/ SGF/ Subscritores/ Serasa/ Receita Federal/ Análise de documentação/ Situação do CNPJ e CPF dos sócios e capacidade financeira através de demonstrativos financeiros.
Hoje, onde o mercado para concessão de crédito tem que ter mais cuidados? Que dicas para termos uma análise mais assertiva você daria?

Sem mais no momento. Obrigado!
Respondendo a pergunta do Marcelo, Vejo como importantíssimo a analise dos 3 c’s do crédito Caráter, Capacidade, Capital.

Vou falar sobre o primeiro, Caráter, que se refere a índole do cliente em primeiro lugar é preciso conhecê-lo para se saber a quem está dando este crédito, sondar como ele se comporta, não somente através de consulta por sites, deve-se conversar com o responsável e buscar por informações seguras.
Importante: seu representante deve ser seu parceiro e lhe passar informações seguras.
Analise de Crédito PJ é assunto para um curso de pós-graduação. Difícil ajuda-lo aqui em poucas linhas.

De qualquer maneira, a empresa em que você trabalha já deve (ou pelo menos deveria) ter um procedimento padrão para análise, que leve em conta o grau de exposição, risco da operação e também as práticas da concorrência.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.