Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. caco sodré
  2. Cheque
  3. Quinta, 21 Fevereiro 2008, 05:51 AM
  4.  Assinar via e-mail
Como cobrar um cheque devolvido pelo motivo 25 “cancelamento de talonário pelo banco sacado”?
Resposta Aceita
Dr. Denis Siqueira Resposta Aceita
0
Votos
Desfazer
Olá, Caco!

Quando o cheque é devolvido pelo motivo 25 (alínea 25) tecnicamente não poderemos cobrar o emitente do cheque, porque neste motivo de devolução o talonário do cheque foi cancelado pelo banco sacado, e o correntista não teria sequer recebido o talão de cheques.

Por exemplo, se você recebeu o cheque através de endosso (cheque de terceiro), poderá cobrar o endossante do cheque.

Se você recebeu o cheque do próprio emitente, então acorreu um cancelamento indevido, e você poderá cobrar o emitente do cheque ou responsabilizar o banco.

Mas, o problema é que esse motivo de devolução é usado para diversas situações, o que nos força a avaliar vários aspectos da situação concreta.

O ponto fundamental é se você, como credor, foi diligente no recebimento do cheque. Se você tomou os cuidados necessários para aceitar o recebimento em cheque (fez cadastro do emitente, checou os dados, consultou o cheque, etc.).

Se você tomou todas os cuidados necessários na hora de receber o cheque, você poderá cobrar o seu cliente que entregou o cheque como forma de pagamento (seja ele o emitente do cheque ou se o cheque era de terceiro).

Existem situações excepcionais em que podemos responsabilizar o banco pelo pagamento do cheque devolvido pelo Motivo 25. Mas, isso vai depender de um conjunto de fatores que precisam ser avaliados no caso concreto.

O que vai definir a viabilidade e expectativa de êxito neste tipo de ação judicial são os detalhes do caso concreto. Portanto, procure um advogado de sua confiança para avaliar todas as possibilidades.

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira
Conheça também os meus cursos online:
https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-avancado-de-cobranca-120.png https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-formacao-de-analistas-de-credito-120.png
  1. mais de um mês atrás
  2. Cheque
  3. # Permalink
Respostas (2)
josela andrade Resposta Aceita
0
Votos
Desfazer
Olá!

Você não tem como cobrar um cheque devolvido por este motivo 25. Na verdade os bancos são isentados desta responsabilidade. Pois, na verdade ele é o responsável pela emissão dos talões. Mas, no momento e que há um roubo, judicialmente a batalha é longa.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cheque
  3. # 1
Eyder Gustavo Resposta Aceita
0
Votos
Desfazer
O motivo 25 é referente a roubo ou extravio de talão/ malote pelo banco, ou seja, é cheque cancelado pelo banco por roubo do talão ou malote, o que caracteriza responsabilidade do banco.
Sugiro que se encaminhe até o banco para receber o valor do cheque.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cheque
  3. # 2
  • Página :
  • 1


Não há respostas feitas para este post ainda.
No entanto, você não tem permissão para responder a este post.

CONTEÚDO VIP

RECEBA NO SEU E-MAIL AS DICAS, PLANILHAS, CHECKLISTS, MODELOS E VÍDEOS EXCLUSIVOS PARA OS PROFISSIONAIS DE CRÉDITO E COBRANÇA!

captcha 

Material Grátis

Curso Analise de Crédito

Cursos

Curso Analise de Crédito

 

Curso de Cobrança

Parabéns aos responsáveis pela realização desse site, que tem dado a nós, os profissionais dessa área, uma grande ajuda e conteúdos de extrema … read more

Sthefany Fernandes 13/11/2011

O curso foi ótimo, as ferramentas apresentadas são ótimas e coloca-las em prática vai ser um desafio que com certeza me fará crescer.

Taisa Braga Bento 20/08/2018

Um curso de excelente qualidade que ensina muito para quem não tem experiência e aprimora os conhecimentos de quem já entende do assunto. O … read more

Ana Lúcia Bernardes Covielo 05/11/2014

Indique um amigo