Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Boa tarde,

Recebo cheques como pagamento de vendas avulsas, algumas sem nota fiscal ou cupom fiscal; talvez o cliente já mal intencionado não pague o cheque por se tratar de venda sem comprovante fiscal, já tentei conversar de todas as formas com clientes quando os encontram, existe alguma alternativa além de tentar um acordo para se receber esses cheques devolvidos se tratando de venda sem documento fiscal???

Respostas (1)

Prezado Coládio, bom dia!

O fato de serem vendas sem nota fiscal lhe tira o direto de crédito no âmbito legal, poderia entrar com uma ação contra os devedores mas neste caso você poderia até ser investigado e condenado por sonegação de impostos.

Neste caso o cheque devolvido, reapresentado e devolvido sem fundos, o máximo que vai acontecer é restringir seu cliente no serasa e no banco que possui conta, porém, depois de 5 anos ele terá uma vida nova.

O máximo que poderá fazer é cobrá-lo e tentar convence-lo a saldar o débito, respeitando a ética moral e legal não expondo a pessoa ao ridículo.

Att,
Thiago Fernandes Nogueira
Especialista em Crédito e Gestão de Risco

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma respostaVocê precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.