Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

O analista de crédito assume hoje atribuições novas como a busca de novos clientes e a identificação do potencial de crescimento dos clientes já existentes.
Quais são as novas atribuições que você já assumiu?

Respostas (7)

Concordo e ressalto que a ampliação de novos horizontes para este profissional abre novas perspectivas para as empresas.Pois, além de gerenciar a carteira de clientes o mesmo terá a oportunidade de prospectar novos negócios e ampliar seus conhecimentos na área comercial, abrindo novas linhas de crédito e ampliando o volume de vendas da empresa.
A nossa carteira de crédito e cobrança funcionava, há algum tempo, apenas como responsáveis pela efetuação da cobrança de atrasados. Hoje, com essa nova reformulação, temos um departamento vivo e atuante, responsável pela aprovação geral de todos os créditos concedidos nas vendas a prazo e, ativamente mobilizado no que se refere à projetos de aumento de liquidez no saldo a receber.
Para ser um bom profissional de crédito, deve se desenvolver todas as vertentes que envolvem a área, como conhecimento de mercado, conhecimentos burocráticos, leis e também desenvolver a parte negocial, com certeza as empresas buscam um profissional que detenha esses tipos de conhecimento, sem invadir a área especifica de cada um.
É claro que o analista de crédito se faz muito mais técnico do que negocial, o que não impede de desenvolver aptidões necessárias para uma boa extração de informações do cliente que possivelmente deve levar a concessora de crédito a fornecer um crédito que realmente se aplique ao perfil seu cliente.
Concordo que além de conceder o credito a uma pessoa jurídica ou física o analista de crédito está exercendo outras atribuições. No meu caso busco aumentar minha gama de negócios com meus clientes pontuais e buscar novos mercados competitivos.
Eu tenho uma frase de minha autoria que resumi bem como é ser um analista de credito.
"Vender é preciso, mas vender consciente é fundamental"
As novas técnicas de análise de crédito foram importantes no meu caso, em vista de que havia a necessidade de traçar o perfil do cliente que inadimpliu.

Passamos a formar pela análise comportamental no mercado e histórico na empresa em que trabalho, algo que denomino como sinalizador de conduta.
Essas ocorrências são citadas em campo de histórico do cliente no Cadastro.

Isso ajuda a termos registrados todos os entraves que existiram durante o período entre o vencimento dos títulos até as quitações.
Minha pergunta é: com a otimização do tempo do setor de crédito e cobrança, em função da tecnologia, com o "enxugamento" do tempo, sobra tempo para prospectar novos clientes. Como é isso na prática? Alguém poderia me ajudar a pensar na prática sobre isso?

Obrigado!

Alex César
Quais são os meios de verificar "gratuitamente" a situação do cliente?
Pelo que sei todos os órgãos de consulta cobram por este serviço.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.