Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

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Gostaria de saber se existe alguma equação matemática ou algum método baseado em informações tiradas do BP (balanço patrimonial)ou DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), para determinar o limite de crédito de um novo cliente?

Resposta Aceita

O método contábil usa as informações do BP e do DRE para se determinar o limite de crédito.
Você pode ler o livro Estabelecimento de limite de crédito (Carlos Alexandre Sá), que além de passar as fórmulas do método contábil, traz uma nova forma de estabelecer limite de crédito para aqueles clientes que já tem um histórico de compras na empresa: trata-se do método estatístico, que usa os dados das compras feitas pelo cliente para estabelecer novos limites.

Espero ter ajudado.

Respostas (5)

Prezado Amigo: O limite de crédito é avaliado e concedido de acordo com alguns parâmetros como: liquidez, que é a capacidade que seu cliente tem para pagar suas obrigações, bem como, a análise do passivo que você dispõe no BP e D.R.E. através dos índices de liquidez. Mas, você precisa fazer um curso para entender esses índices, se não, fica mecanizado sua avaliação e pode trazer problemas de inadimplência. Portanto, sugiro que você avalie seu cliente e lhe conceda o limite seguindo um conjunto de procedimentos através da Política de Crédito, avaliando o segmento, os índices, documentações, ferramentas de auxílio como: Equifax e ou Serasa, comportamento do cliente junto ao mercado de negócios, lembrando que existem clientes que forjam o Balanço Patrimonial e o D.R.E. mas com seu feeling e alguns procedimentos de análise você torna sua avaliação segura. um abraço!

Uirassú Jr.
Encarregado de Crédito
Boa tarde!

Aproveitando essa tema, eu gostaria de saber, com base em vossas experiências, com que freqüência é recomendável atualizar o limite de crédito dos clientes e se na prática a maioria das empresas cumprem esse prazo?

Obrigado!
Existem clientes que compram o mesmo volume sempre, então geralmente avalio o limite uma vez a cada ano.
Mas tem clientes que tem um volume grande, então nesses casos avalio por semestre.

Como trabalho com agronegócios no segmento sucroalcooleiro geralmente avalio por Safra, fazendo uma média das compras do cliente com a sazonalidade do Mercado, com suas Demonstrações Financeiras e informações cadastrais.

Uma dica importante: o aumento precisa ser gradativo, verifique sempre o comportamento do seu cliente junto ao Mercado em que atua, sua evolução de faturamento.

Um abraço.

Uirassú Jr.
Anápolis - Go.
Boa tarde!

Acabo de entrar no grupo e li boas dicas.

Com relação a atualização de limite, levo em consideração o histórico de pagamento, utilização do limite anterior, momento de mercado.
O TI (depto. de Tecnologia da Informação) da empresa gera uma rotina que avalia e faz o aumento pertinente e automático para todos os meus clientes que se enquadram nessa regra preestabelecida.

Ah, faço isso a cada 12 meses, porém trabalho apenas com PF.

Sds.

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