Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

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Trabalho no Depto de Credito em uma distribuidora de ambito nacional, onde grande parte de nosos clientes são pessoas jurídicas. No momento não determinamos um limite de crédito para os clientes, os pedidos são aprovados com base em informações comerciais, Serasa e compras anteriores, gostaria de saber com base em quais informações poderiamos estar criando um limite de crédito mais apropriado para cada cliente?

Respostas (5)

Alessandro, verifique o valor de compra dos clientes e veja a performance deles. Por exemplo:

Se seu cliente compra em média R$ 10.000,00 por mês em um período, fica fácil e veja a evolução do cliente quanto ao pagamento. Se ele atrasar mais de 5 dias no boleto, veja a possibilidade de estipular um limite no cheque.

Um abraço,
Uirassú Júnior.
Alexsandro,
Primeiramente você deve definir a Política de Crédito da sua empresa.
Deve também desenvolver um modelo de sistema de classificação de risco (rating) para definir os limites de crédito com base em informações qualitativas e quantitativas de seus clientes.
O método que utiliza atualmente é eficaz na pré-analise de crédito e na concessão de crédito para pessoa física.
Olha, Alessandro, eu trabalhei em uma indústria de plásticos em São Paulo. E sempre ao estipular o limite de crédito do cliente eu me baseava nos volumes de compras que ele possuía junto aos fornecedores. E íamos aumentando à medida que eles cumprissem seus compromissos. Quando o volume de compra era superior ao que ele estava acostumado a comprar, sempre conversava com os vendedores e procurava saber do porque do aumento de compra.
Boa noite Alexsandro,

Solicite a seus clientes Demonstrativos Financeiros (Balanços Patrimoniais e DREs) para que tenha uma idéia do tamanho exato de seus clientes e a capacidade de pagamento dos mesmos. Se o grau de informalidade for grande e eles não tenham esses demonstrativos, solicite em uma única folha assinada por seus devidos contadores e representantes da empresa informações das maiores contas. ex:
Faturamento dos últimos 12 meses;
Compras do período;
Estoques inicial e Final.
Com essas informações você terá uma idéia mínima do tamanho das operações de seu cliente e poderá estimar um limite de crédito apropriado. Em uma conta simples, imaginemos que um cliente está sendo prospectado e 100% do faturamento passará a ser de seus produtos, ex. R$ 100.000,00 médio mensal. Sabendo a margem de lucro que ele opera (30% - R$ 70.000,00 de compras) mais a condição de pagamento de suas vendas (60 dias médio), você tem como calcular um limite de crédito adequado que suporte as vendas ao novo cliente. Limite de Crédito= vendas mensais*(condição pagamento / 30) = R$ 140.000,00.

Espero ter ajudado,

Múcio Batista
Especialista em Credito & Cobrança
Trabalho no Depto de Credito em uma loja de materiais de construções, onde grande parte de nosos clientes são pessoas jurídicas. No momento não determinamos corretamente um limite de crédito para os clientes, os pedidos são aprovados com base em informações comerciais, Serasa e compras anteriores, gostaria de saber com base em quais informações poderiamos criar um limite de crédito mais apropriado para cada cliente?
Sendo que, para os novos clientes, faço da seguinte maneira:
- Limite de R$ 3.000,00 (independente do faturamento)
- Entrada de 30% a 40% + boleto 28dd/56dd para o restante do pagamento.

Abraços

Odair Santos

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