Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Gostaria de dicas de que informações posso solicitar à área comercial que possa nos ajudar na avaliação de clientes novos, quando a area de crédito não conhece o cliente fisicamente e muitas vezes nem mesmo o mercado em que atuam.

Respostas (3)

Andreia Boa Tarde !

Sim é uma opção a mais para poder conhecer o cliente e ter informações que só os olhos do comercial pode informar, eu costumo ter bastante conversa com essa área para que possamos pontuar os questionários e poder auxiliar na hora de decidir o crédito.
Boa Tarde Andreia,

Espero encontrá-la bem!

Sou analista de crédito de uma concessionária veículos pesados (caminhões e ônibus). Dependendo do valor a ser analisado, nós solicitamos uma documentação básica ao consultor/vendedor verificar com o cliente e se for necessário durante a análise solicitamos mais documentos.

A princípio solicitamos:
Pessoa Jurídica: Ficha cadastral preenchida (criamos o modelo, mas caso o cliente tenha sua própria recebemos no lugar); Relação de faturamento dos últimos doze meses assinado pelo contador; Relação de Frota (Se houver); Contrato social e última alteração e, dependendo do caso, o Balanço Patrimonial e DRE do exercício anterior.

Pessoa Física: Ficha cadastral preenchida (próprio modelo da empresa); Cópia dos documentos pessoais; Comprovante de Renda; Relação de Frota (se houver); Referência de empresas em que preste serviço; e dependendo do caso Declaração de I.R. 2014/2013.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,
Andressa
Olá Andréia!

Tudo Bem?

Olha, sou Analista de Crédito na área Têxtil, acredito que isso acontece com muitos analistas na hora de aprovar o crédito. No meu caso, temos uma política de crédito e representantes bem treinados, precisamos ter confiança uns nos outros para fazer uma boa avaliação. Pois sabemos que ainda existem muitos conflitos em algumas empresas, pois a área comercial quer liberar o crédito de qualquer forma, mas por outro lado, o analista não tendo informações suficientes, sempre acaba segurando a venda. Para fazermos boas vendas, precisamos ter uma boa relação entre as duas áreas: Comercial x Análise de Crédito.

Segue dica de algumas informações para avaliação de crédito:

- Formulário de Avaliação Cadastral (todas as informações coletadas na visita ao cliente)
- Consultas: Receita Federal, Sintegra, Infoplex , Serasa
- Comprovantes de Crédito de outros fornecedores: Nota fiscal, ou, boletos quitados.

Lembrando que, cada caso é um caso. Não devemos tratar todos os clientes iguais.
Espero ter ajudado de alguma forma.

abraços.

Mike Anderson

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.