Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

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Gostaria de dicas de que informações posso solicitar à área comercial que possa nos ajudar na avaliação de clientes novos, quando a area de crédito não conhece o cliente fisicamente e muitas vezes nem mesmo o mercado em que atuam.

Respostas (3)

Olá Andréia!

Tudo Bem?

Olha, sou Analista de Crédito na área Têxtil, acredito que isso acontece com muitos analistas na hora de aprovar o crédito. No meu caso, temos uma política de crédito e representantes bem treinados, precisamos ter confiança uns nos outros para fazer uma boa avaliação. Pois sabemos que ainda existem muitos conflitos em algumas empresas, pois a área comercial quer liberar o crédito de qualquer forma, mas por outro lado, o analista não tendo informações suficientes, sempre acaba segurando a venda. Para fazermos boas vendas, precisamos ter uma boa relação entre as duas áreas: Comercial x Análise de Crédito.

Segue dica de algumas informações para avaliação de crédito:

- Formulário de Avaliação Cadastral (todas as informações coletadas na visita ao cliente)
- Consultas: Receita Federal, Sintegra, Infoplex , Serasa
- Comprovantes de Crédito de outros fornecedores: Nota fiscal, ou, boletos quitados.

Lembrando que, cada caso é um caso. Não devemos tratar todos os clientes iguais.
Espero ter ajudado de alguma forma.

abraços.

Mike Anderson
Boa Tarde Andreia,

Espero encontrá-la bem!

Sou analista de crédito de uma concessionária veículos pesados (caminhões e ônibus). Dependendo do valor a ser analisado, nós solicitamos uma documentação básica ao consultor/vendedor verificar com o cliente e se for necessário durante a análise solicitamos mais documentos.

A princípio solicitamos:
Pessoa Jurídica: Ficha cadastral preenchida (criamos o modelo, mas caso o cliente tenha sua própria recebemos no lugar); Relação de faturamento dos últimos doze meses assinado pelo contador; Relação de Frota (Se houver); Contrato social e última alteração e, dependendo do caso, o Balanço Patrimonial e DRE do exercício anterior.

Pessoa Física: Ficha cadastral preenchida (próprio modelo da empresa); Cópia dos documentos pessoais; Comprovante de Renda; Relação de Frota (se houver); Referência de empresas em que preste serviço; e dependendo do caso Declaração de I.R. 2014/2013.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,
Andressa
Andreia Boa Tarde !

Sim é uma opção a mais para poder conhecer o cliente e ter informações que só os olhos do comercial pode informar, eu costumo ter bastante conversa com essa área para que possamos pontuar os questionários e poder auxiliar na hora de decidir o crédito.

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