Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Alguém tem alguma informação de como podemos identificar,
quando se tratar de grupo ou rede de empresas, quem é o responsável
pelo pagamento e se é obrigatório ser do mesmo proprietário.

Respostas (2)

Silvia,
normalmente nas empresas LTDA o responsável pela empresa é o sócio-gerente (determinado no contrato social), já na firma individual existe uma única pessoa. Para identificação de grupo a Serasa tem um produto chamado Agrupe onde aparece o nome das empresas envolvidas, participantes, o percentual de participação, a empresa líder (este último dado exigido pelo BNDES) e quem é o responsável formal da empresa. A Equifax também lista as empresas que tem ligações diversas . Não ha nenhuma obrigatoriedade de que uma única pessoa responsável tenha que participar de todo o grupo. Por vezes a pessoa que conduz as empresas nem tem nenhuma ligação formal com o grupo de empresas e ai é que pode estar um grande risco.
Cara Silvia,

Isso é bem fácil:

* Rede de empresas - todas possuem a mesma raiz de CNPJ;

* Grupo de empresas - possuem CNPJ’s diferentes, mas geralmente o quadro societário possui sócios em comum. Pode haver também que as empresas estejam em nome de "laranjas" mas o proprietário de fato seja único. Neste caso também caracteriza-se Grupo de Empresas.

Abraços,
Walter Porto

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma respostaVocê precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.