Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Gostaria de saber dos colegas, qual o valor mínimo para faturamento e concessão de crédito, praticado no mercado para a realização de uma venda. Levando-se em consideração todo um trabalho de análise de crédito (tempo e custo). Valor abaixo de quanto seria o ideal para pagamento á vista.

Respostas (2)

Valdirene,

Como já foi dito, não existe um faturamento mínimo a ser declarado para a liberação de crédito para uma empresa. Eu por exemplo, trabalho em uma grande empresa de Telecomunicações e para o faturamento, pedimos os últimos 6 meses e através disto temos um valor a ser contratado pela empresa (é claro que temos outros fatores norteadores deste faturamento para ser validado). Tudo depende da política de crédito no qual a sua empresa esta inserida e do segmento de mercado que ela quer trabalhar. Se você tem uma empresa que trabalha na área industrial por exemplo, dependendo do porte da mesma, terá que ter um faturamento que condiz com a atividade comercial. O cuidado com o ramo de atividade é fundamental e se ater aos detalhes subjetivos e qualitativos também é fundamental.
Valdirene,
Isso depende da política de crédito da sua empresa. Não existe uma regra específica de mercado para valor mínimo de financiamento. Se quiser parcelar uma venda de R$ 10,00 em 10 prestações iguais é a política de crédito da sua empresa que vai mensurar se pode ou não. Quanto ao potencial de crédito de cada empresa, você deve realizar análise quantitativa e qualitativa do seu cliente, preferencialmente utilizando-se de ferramentas e critérios pré-estabelecidos para definição do Rating da empresa.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.