Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Bom dia a todos os amigos(a)!

Primeiramente gostaria de agradecer a todos pelas postagens que me ajudam sempre no meu dia a dia tirando sempre as duvidas existentes, muito obrigado mesmo.

Venho através desta postagem pedir a ajuda de vocês profissionais competentes nesta área de Credito e Cobrança para me ajudarem também a ser um especialista em Credito e Cobrança. Trabalho como cobrador em uma empresa que atua no ramo de moveis e eletros, tenho todo o perfil de um cobrador busco sempre ser destaque na minha empresa sempre buscando melhores soluções para diminuir o índice de inadimplentes, gostaria de pedir a ajuda de vocês para me indicarem um curso para que eu possa aprender mais um pouco sobre credito e cobrança tornando assim um especialista para que possa crescer profissionalmente e buscar sempre diminuir o índice de inadimplentes da empresa onde trabalho.

Muito Obrigado!

Bom Dia a todos,

Glauber Marques.

Resposta Aceita

Olá, Glauber!

É muito bom saber que você encontrou sua vocação profissional na área de crédito e cobrança!

Eu me identifico com você, pois, esta foi a minha jornada quando comecei a minha carreira.

A caminhada é longa, mas, sem dúvida alguma, vai valer a pena! A busca do conhecimento é a sua melhor decisão.

Para começar, vou sugerir para você o curso de Formação de Analistas de Crédito que eu ofereço aqui no site.

Este curso vai ser seu alicerce de conhecimento em crédito e cobrança. Com esse curso você vai ter uma visão muito clara da importância da gestão de crédito e cobrança, e principalmente, a importância que tem um profissional de crédito e cobrança dentro da empresa.

Tenho também o curso Avançado de Cobrança e Recuperação de Créditos.

O Curso Avançado de Cobrança e Recuperação de Créditos é um treinamento completo para os profissionais que precisam combater e reduzir a inadimplência. A maioria dos cursos disponíveis no mercado trazem apenas dicas de cobrança, mas, o que o profissional realmente precisa é de fundamentos, estratégias e posicionamento. O curso Avançado de Cobrança e Recuperação de Dívidas é o que vai fazer você dominar a verdadeira arte de cobrar dívidas.

Um grande abraço!

Dr. Denis Siqueira
https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-avancado-de-cobranca-120.png https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-formacao-de-analistas-de-credito-120.png

Respostas (4)

Prezado Glauber, bom dia!

Primeiramente, bem-vindo ao clube!

Verificando as respostas do Dr. Denis não resta muito a lhe dizer, já vi um breve conteúdo do curso do dele e além de interessante diria que é fundamental para uma carreira de especialista.

Digo à você que um especialista não é somente aquele que tem diversos diplomas, aí que entra a busca pelo conhecimento, o curso de gestão financeira é excelente, mas para crédito e cobrança exige além de tudo a vivência em diversas situações.

Um especialista tem que estar apto a criar, modificar e gerenciar políticas de acordo com a empresa em que está, para isso precisa ter uma visão bem ampla do mercado como um todo, podemos dizer que a análise de crédito se divide em segmentos de atuação, as análises são diferenciadas, por exemplo: pessoa física e pessoa jurídica, comércio e a indústria e etc...

Algumas dicas: leia os jornais e esteja atento ao mercado financeiro, curso de formação de analistas de crédito e cobrança, curso superior na área de finanças, especialização executiva, sugiro MBA em Controladoria e Finanças, estude e pratique o pacote office, principalmente o excel para relatórios gerenciais e troque figurinhas com os profissionais da área, o restante somente a vivência lhe trará.

Boa sorte!

Att,
Thiago Fernandes Nogueira
Especialista em Crédito e Gestão de Risco
Glauber,

Você deve fazer os dois, o curso específico de analise de crédito e o curso mais geral de gestão financeira. Mas, não é necessário fazer ao mesmo tempo.

Você vai perceber que no curso de gestão financeira não aprofundamos tanto em crédito e cobrança, mas, com esta formação em gestão financeira você vai conseguir ligar todos os pontos do ciclo financeiro, o que fortalece sua posição para futuras promoções ou oportunidades como gestor de crédito e cobrança.

Para você ganhar tempo, e mostrar resultados rápidos no seu cargo atual dentro da empresa, o curso de analise de crédito deve ser priorizado, e posteriormente o de cobrança de dívidas.

Hoje o consumo da sociedade é sustentado pela concessão de crédito. Para que a economia continue crescendo de forma saudável, cada vez mais, veremos empresas e instituições financeiras investindo na área de crédito e cobrança.

Grande abraço, Glauber!

Dr. Denis Siqueira
https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-avancado-de-cobranca-120.png https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-formacao-de-analistas-de-credito-120.png
Muito obrigado, Denis!

Bom saber que você pode me ajudar pois eu irei e vou solicitar muito da sua ajuda, pois quero realmente me tornar um especialista nesta área.

Só tenho uma duvida e quero que você me ajude, você acha que eu devo fazer primeiro este curso que você me passou ou eu posso também juntamente com este começar uma gestão financeira (2 anos) ou eu devo fazer mesmo somente este que você me falou e esquecer a gestão financeira e depois fazer este outro que você esta para lançar?

Pois não quero começar errado, quero dar sequencia no aprendizado de maneira certa assim irei ganhar tempo e irei aprender, por isso quero que você um especialista me ajude. Pois tenho a certeza de que irei conseguir, pois sei do meu potencial, só preciso que alguém me oriente o que fazer em cada etapa. Por ser cobrador tenho algumas vantagens e uma delas é o contato direto com o cliente, pois conheço o que é necessário para diminuir o índice de inadimplentes agora só preciso aprender na teoria sobre credito e cobrança.

Muito Obrigado,

Abraço.

Glauber Marques.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.