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Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança
Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
Bom dia!
Gostaria de saber qual é o melhor prazo para enviar o título a cartório de protesto depois do vencimento. Ou o melhor é negativar o cliente antes de enviar para o cartório?
Atenciosamente,
Marcos.
Gostaria de saber qual é o melhor prazo para enviar o título a cartório de protesto depois do vencimento. Ou o melhor é negativar o cliente antes de enviar para o cartório?
Atenciosamente,
Marcos.
Respostas (1)
Prezado Marcos,
O prazo ideal é o prazo em que sua empresa aguenta ficar com o título em aberto sem qualquer ação efetiva - Não esqueça que, recebe primeiro quem cobra primeiro. Portanto, procure tomar as ações o mais rápido possível.
Quanto ao protesto ou negativação, sugiro a seguinte política:
PESSOA JURÍDICA - Se na sua cidade houver a possibilidade de envio de títulos a cartório à custo zero, sugiro fazer um contato telefônico com 3 dias de vencido e encaminhar à cartório no quinto dia.
Se não houver a possibilidade de protesto à custo zero, sugiro utilizar o PEFIN do SERASA ou qualquer outro tipo de negativação.
PESSOA FÍSICA : Sugiro um pouco mais de paciência, pois em sua maioria são assalariados que recebem quinzenalmente ou mensalmente - Sugiro contato telefônico com 5 dias de vencido - Carta informando a negativação com 10 dias e negativação com 15 dias de vencido.
São somente sugestões, pois não conheço o segmento do seu negócio. Porém, atuo aproximadamente mais de 20 anos no segmento de cobrança e estou a disposição.
O prazo ideal é o prazo em que sua empresa aguenta ficar com o título em aberto sem qualquer ação efetiva - Não esqueça que, recebe primeiro quem cobra primeiro. Portanto, procure tomar as ações o mais rápido possível.
Quanto ao protesto ou negativação, sugiro a seguinte política:
PESSOA JURÍDICA - Se na sua cidade houver a possibilidade de envio de títulos a cartório à custo zero, sugiro fazer um contato telefônico com 3 dias de vencido e encaminhar à cartório no quinto dia.
Se não houver a possibilidade de protesto à custo zero, sugiro utilizar o PEFIN do SERASA ou qualquer outro tipo de negativação.
PESSOA FÍSICA : Sugiro um pouco mais de paciência, pois em sua maioria são assalariados que recebem quinzenalmente ou mensalmente - Sugiro contato telefônico com 5 dias de vencido - Carta informando a negativação com 10 dias e negativação com 15 dias de vencido.
São somente sugestões, pois não conheço o segmento do seu negócio. Porém, atuo aproximadamente mais de 20 anos no segmento de cobrança e estou a disposição.
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