Junte-se a 133.087 pessoas

Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos

Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Crédito
  2. 2007-08-16
  3.  Assinar via e-mail
Gostaria que alguém me descrevesse as principais atividades desenvolvidas por um assistente de vendas e um analista de credito.
Resposta Aceita
Resposta Aceita Pending Moderation
Olá boa tarde,

Não sei se ainda está em tempo mas, segue abaixo alguns descritivos de funções:

Gerente de Crédito e Cobrança
O que faz?
Gerencia a equipe de coordenadores de crédito e cobrança. Controla as metas e resultados. Cria estratégias para atingir os objetivos. Orienta a equipe, desenvolve e analisa relatórios de resultados. Desenvolve campanhas motivacionais e realiza a gestão de pessoas. Acompanha as políticas de crédito e cobrança, avaliando suas sazonalidades.

Coordenador de Crédito e Cobrança
O que faz?
Faz solicitações, autorizações e pagamentos de despesas. Faz devolução de vendas, emissão e conferência de relatório de movimentação do caixa. Coordena divide as tarefas no crediário. Acompanha carteira de cobrança, faz emissão, cancelamento e entrada e saída de notas fiscais.

Analista de Crédito e Cobrança
O que faz?
Acompanha com os bancos as aprovações de limite de crédito e liberação da condição de pagamento, aprovação bancária, emissão de contratos, envio de nota fiscal ao banco e coleta de documentos para análises. Envio de cobranças para pessoa física e jurídica, solicita baixa bancária, sustação de protesto e emissão de carta de anuência.

Assistente de Crédito e Cobrança
O que faz?
Realiza cadastro de clientes, analisa limite de crédito e pesquisa pendências em órgãos de proteção. Controla pagamentos, acompanha faturas em andamento e faz cobrança de valores em aberto

Auxiliar de Crédito e Cobrança
O que faz?
Auxilia na análise e definição de limites para concessão de créditos aos clientes. Realiza processos de cobrança e acompanha inadimplência, a fim de liquidar o débito vencido.

Coordenador de Cobrança
O que faz?
Coordena o departamento de cobrança, estrutura processos para recuperar carteira de inadimplentes e renegociar dívidas e implanta melhorias na política para acompanhar risco de crédito.

Supervisor de Cobrança
O que faz?
Supervisiona as ações de negociação e recuperação de débitos junto aos clientes. Analisa inadimplências de modo a sugerir ações de redução e estratégias de melhoria no processo. Faz a gestão e análise dos relatórios gerenciais, realiza o acompanhamento de produtividade da equipe e desenvolve estratégias para alcançar melhores resultados.

Encarregado de Cobrança
O que faz?
Analisa cadastro de clientes e empresas, realiza o faturamento, cobrança, comissão de agência. Trabalha com boletos de cobranças e nota fiscal e esclarece dúvidas de clientes.

Analista de Cobrança
O que faz?
Analisa operações de cobrança, acompanha o processo de liquidação, localiza pagamentos efetuados, providencia baixa no sistema e identifica pendências. Atualiza o histórico de clientes e confere movimento de extratos.

Assistente de Cobrança
O que faz?
Faz negociações com clientes inadimplentes, cálculo de juros, emissão de boletos, carta de anuência, baixa e liquidação de títulos e devolução de mercadorias. Elabora relatórios referentes a cobranças efetuadas e atrasos existentes, facilitando o acompanhamento e a tomada de decisão.

Auxiliar de Cobrança
O que faz?
Atua no setor de cobrança, com emissão de extrato e conciliação, baixa de títulos, lançamento de tarifas bancárias, controle de inadimplência, envio de e-mail para a equipe de vendas e geração de remessa.

Recuperador de Crédito
O que faz?
Faz cobrança de valores devidos a pessoas físicas e jurídicas, contato com devedores negociando formas de pagamento, análise de títulos e documentos de cobrança, atualiza cadastro e identifica cobranças indevidas.

Operador de Cobrança
O que faz?
Realiza cobrança de pessoa física e jurídica, negocia formas de pagamento e analisa títulos. Registra informações de negociação, controla planilhas e atualiza cadastros.
Resposta Aceita Pending Moderation
Marcela, Um Analista de Crédito (especificamente PJ) basicamente analisa contratos e concede ou não um determinado crédito a ser contratado por uma determinada empresa. Dentro desse contexto, várias ações são tomadas por ele. Trabalho em uma empresa de Telecomunicações e fazemos análise de crédito para PJ. Dentro da nossa política de crédito analisamos o contrato físico enviado através dos nossos parceiros de vendas. Nesse contrato observamos tudo, contrato social (quadro societário, endereço, capital, social) e outras informações pertinentes à empresa que esta contratando o serviço. Alem do contrato, temos o CNPJ (pesquisamos na receita) se esta ativo. O faturamento e outras informações que julgamos necessárias para alimentar ou não o positivo, para que a empresa possa assumir o que esta contratando. Pesquisamos também Serasa, SCI, sites de telefonia fixa para verificarmos o histórico da empresa no mercado. Tentei resumir pra ti, mas basicamente um Analista tem que decidir com fatos quantitativos, qualitativos e subjetivos se a empresa que esta contratando o serviço ou produto, tem condições de assumir aquele valor. Basicamente seria isto e espero ter te ajudado. Abraço
  1. 2007-08-22
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
Analista de crédito, o nome já diz. Tem que saber analisar um crédito para cada tipo de cliente. Mas, também tem outras funções como: cobrança, arquivo, saber se relacionar com os clientes, ter um acompanhamento, para cada vez mais resolver e atender a necessidade do cliente. E acima de tudo, falar bem claro e com sinceridade com o cliente, não tente enrolar e resolva logo o problema ou analise o mais rápido que puder a abertura do crédito, pois, tem vários clientes que desistem de abrir um cadastro por causa da demora das empresas em analisar um credito.
  1. 2007-08-23
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
Gostaria que alguém me descrevesse as principais atividades desenvolvidas por um analista de cobrança e como fazê-las.
  1. 2009-03-24
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
Gostaria de contar com o apoio dos colegas para receber informações sobre as principais atribuições do encarregado do setor de Cadastro, Credito e Cobrança. Antecipo agradecimentos.
  1. 2009-09-06
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
Olá, amigos! Sou novo no forum, mas, já trabalho com crédito há 5 anos. Porém surgiu uma nova oportunidade de trabalho, onde o cargo é de analista de crédito e cobrança, no entanto, nao sei extamente qual o papel de um analista de cobrança. Assim, peço à vocês uma ajuda, no que diz respeito às atribuições do cargo. Obrigado.
  1. 2009-12-14
  2. Crédito
  • Página :
  • 1

Envie sua Resposta

Voltar ao Topo