Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

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  1. Crédito
  2. Sexta, 23 Março 2012
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Boa tarde, Caros Amigos!

Trabalho em uma empresa de médio porte no setor de informática. Para avaliação de crediário exigimos que a empresa tenha mais de 1 ano de fundação, e os documentos:

Cadastro Pessoa Jurídica:

- Cartão CNPJ (confirmamos na consulta receita/ sintegra e AgênciaNet)
- Cartão Inscrição Estadual (confirmamos na consulta Sintegra e AgênciaNet)
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual
- Última Alteração Contratual Consolidada (no caso de contrato)
- Três Referências Comerciais - Comprovada (Boletos pagos recentes - últimos 30 dias)
- Referências Bancárias - Telefone, Banco, Ag, C/C e nome do Gerente da conta
- Ficha cadastral preenchida
- Cópia de documentos dos sócios
- Comprovante de endereço dos sócios (sendo cópia de água ou luz)
- Comprovante de endereço da Loja (sendo cópia de água ou luz)
- Contrato de locação de Imóvel - (em caso de aluguel)

Poderá ser exigido (em último caso) - CERTIDÃO ESPECÍFICA - da junta, ou o ultimo balanço patrimonial, e Declaração de Idoneidade Financeira junto a bancos para avaliação de Crediário, conforme valor da venda, ou falta de referências comerciais.

Ainda fazemos consulta via Internet junto ao STJ (da região) para verificar sobre processos.

O caso é que a maioria dos nossos clientes acham esses procedimentos muita burocracia, e até desistem de comprar ou abrir cadastro conosco para faturamento.

PRECISO DE AJUDA... ALGUÉM PODE ME ORIENTAR POR FAVOR?
Resposta Aceita Pending Moderation
Dentre os 66.000 usuários, alguém pode compartilhar as experiências em avaliação de crediário, quanto a obter êxito no recebimento da documentação?

Também compartilho dessa resistência de certos clientes.

Desde já agradeço!
  1. mais de um mês atrás
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
Olá, Sandra e Rosana!

Atualmente não estamos notificando as atualizações do fórum por e-mail.

Assim que reativarmos o envio das notificações de atualizações aos usuários do fórum, teremos uma participação mais ativa.

Quanto a sua dificuldade, posso lhe afirmar que é uma tendência de mercado a desburocratização do processo de análise de crédito.

Atualmente muitas empresas exigem apenas o preenchimento dos dados básicos de cadastro. Com essa facilidade e rapidez na abertura de crédito, o cliente não quer mais enviar dossiês e processos documentais para o fornecedor.

A não ser que a sua concessão de crédito seja de valores expressivos, você deve simplificar seus processo de analise de crédito.

Se você estiver fornecendo equipamentos para renovação do parque de informática de um Call Center, a documentação exigida está adequada.
Mas, se você estiver fornecendo um valor relativamente baixo, a documentação exigida é um exagero.

Por exemplo:
- ao invés de pedir cópia de cartão do CNPJ, apenas consultamos diretamente na Receita Federal;
- ao invés de pedir referências comerciais, consultamos os Birôs de Crédito (Serasa, SPC, etc.;
- ao invés de pedir o contrato social, verificamos estes dados na consulta que fizemos ao Birô de Crédito.

Alguns documentos que você exige, podem ser dispensados, tais como:

- cópia dos documentos dos sócios;
- comprovante de endereço dos sócios;
- comprovante de endereço da loja.

Esta desburocratização representará um custo adicional no seu processo de gestão de risco de crédito, pois, você deverá compensar com novas ferramentas e serviços de consultas, mas, é imprescindível tornar a analise de crédito rápida e dinâmica.

Seja mais exigente quando o valor envolvido for elevando, ou quando surgirem indícios de um risco maior na operação.

Saudações,

Moderador CreditoeCobranca.com
  1. mais de um mês atrás
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
Bom dia a todos.

Também temos esse problema com relação a entrega da documentação, principalmente em se tratando de antigos clientes que desejam reativar o crédito. Mas da mesma forma utilizamos as ferramentas apontadas (RECEITA, SINTEGRA e birôs de crédito como SERASA) e dependendo do resultado dessas pesquisas juntamente com o VALOR negociado, não chegamos a solicitar os demais documentos. Essas solicitações são feitas em último caso, para sanar alguma dúvida que ficou sobre a análise feita.

A algum tempo encontrei uma outra ferramenta que possibilita termos um histórico para as alterações de contrato da empresa (para empresas de São Paulo, ou que tenham filiais em São Paulo) que é a JUCESP. No site deles conseguimos baixar uma cópia dos contratos registrado e emitir uma ficha informando sobre todas as alterações da empresa analisada, isso sem custo algum (é necessário ter uma senha da Nota Fiscal Paulista, que é o cadastro utilizado para acesso).

Mas como disse o Moderador, para cada caso uma análise. O bom é que essas regras existam e estejam bem definidas através de uma política de crédito, assim o Analista dependendo do caso solicitará (ou não) mais documentações.

Atte,
  1. mais de um mês atrás
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
Prezada Sandra, concordo plenamente com o moderador.

Em nossa empresa enxugamos bastante as solicitações de documentos, mas, acredito que seja fundamental um formulário cadastral devidamente assinado pelo representante da empresa. Caso necessite futuramente cobrar um título, o departamento jurídico poderá solicitar.
  1. mais de um mês atrás
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
Boa noite!

Compartilho do mesmo problema.

Nossos clientes compram valores relevantes e preciso de bastante informação para liberação de crédito.

Não peço documentação dos sócios, nem cópia de cartão CNPJ ou I.E., somente consulto Serasa/Receita/Sintegra. Como meu nicho de mercado é específico, conto com referências comerciais, que geralmente não batem com o informado pelo cliente.

Já é complicado convencer a força de vendas a solicitar a documentação, quanto mais aos clientes. Precisamos de muita conversa e paciência. Muitas vezes apelo para auditoria, políticas internas, etc., para conseguir a documentação.

Att,
  1. mais de um mês atrás
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
Bom dia!

Infelizmente é a norma politica da empresa e ponto.

Vocês colocaram mau costume no cliente de vocês, agora tem que acabar com esse mal.

Force, obrigue os vendedores a cumprir a exigência do cadastro. Creio que agora com a implantação do cadastro positivo as coisas vão melhorar...
  1. mais de um mês atrás
  2. Crédito
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