Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Todos reclamam quando há necessidade de apresentar um avalista. Coisa que hoje em dia ninguém quer ser. Mas digam: além de um cobrador a mais, o avalista realmente paga uma divida quando é acionado?

Respostas (2)

Em caso de cobrança judicial, o avalista sendo acionado, caso o mesmo se recuse a pagar e for solvente, ou seja se tiver algum bem a ser executado (em caso de execução), este bem poderá garantir o pagamento da dívida.
Ressalte que, com o novo Código Civil Art. 1647, se o avalista for casado (exceto no regime de separação absoluta de bens), é obrigatória a concordância/ assinatura da esposa.
Adriana/REcife/PE
Avalista ainda é considerado uma garantia para o adimplemento da operação, porém, em que pese a existência de bens, vale ressaltar que o avalista está amparado pela lei 8009, ou seja, impenhorabilidade de bens de família, sendo ele proprietário de apenas um imóvel, esse bem não poderá satisfazer o débito.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.